Os árbitros do Mundial estão a usar um smartwatch Android que custa quase cinco mil euros, com tecnologia que determina se foi ou não golo para ajudar os juízes dos jogos na Rússia.
A Intel, a Google e a FIFA juntaram-se numa parceria com a Hublot, a marca de relógios de luxo, para criar um smartwatch que é utilizado pelos árbitos durante o Mundial 2018, que se está a disputar na Rússia.
Estes são os primeiros relógios a usar o novo Wear OS, sistema operativo da Google, que envia notificações aos árbitros para dar informações sobre o jogo em tempo real. Estes avisos são, por exemplo, se a bola transpôs mesmo a linha da baliza e foi golo ou não.
Para quem gostar do modelo da Hublot, a marca está a vender uma versão ‘civil’ por 4500 euros. A versão do relógio que os árbitros estão a usar, com tecnologia para ajudar nos jogos, não está à venda ao público. Para quem quer apoiar a sua seleção preferida estão disponíveis versões alusivas às principais seleções, incluindo a portuguesa. Este relógio, com semelhanças com o Tag Heuer Connected Watch, é um verdadeiro artigo de luxo tecnológico, por isso mesmo só para algumas carteiras.