Nokia 2.2. O smartphone de 99 euros com inteligência artificial

Novo equipamento de baixa gama da Nokia vai ficar disponível na Europa e na Índia. Smartphone faz ainda parte do programa Android One.

Para um smartphone que custa 99 euros, o Nokia 2.2 apresenta algumas características interessantes e pouco comuns em equipamentos neste nível de preço. A principal é, provavelmente, a integração do Google Assistant e de um botão dedicado no equipamento, trazendo assim o melhor da inteligência artificial da Google para um dispositivo low cost.

Outro elemento a favor do Nokia 2.2 é o facto de pertencer ao programa Android One, querendo isto dizer que está na linha da frente para receber novas atualizações de software por parte da Google.

Em termos de especificações técnicas, este smartphones disponibiliza o mínimo: processador MediaTek Helio A22 de quatro núcleos, 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento interno e câmara fotográfica principal de 13 megapíxeis.

Leia também | Smartphone com a bateria viciada? Saiba o que fazer

Já a câmara frontal, de cinco megapíxeis, está integrada num notch no ecrã de 5,7 polegadas e resolução HD. Esta câmara permite fazer desbloqueio do smartphone por reconhecimento facial, já que neste Nokia 2.2 não existe um leitor de impressões digitais.

Se ainda não ficou ‘impressionado’, talvez o próximo elemento possa convencê-lo: o smartphone tem uma bateria de 3.000 mAh e é removível, algo que é extremamente raro nos dias que correm. Aproveitando esta flexibilidade do smartphone, este Nokia é compatível com outras capas de outras cores, ao bom estilo da marca finlandesa.

O primeiro mercado a receber o Nokia 2.2 é a Índia, já a 11 de junho, estando também confirmada a chegada do smartphone à Europa, mas sem uma data de lançamento definida.

Tem uma câmara de 48 megapíxeis e só custa 130 euros