Portáteis, headphones e edge computing. Porque no MWC não há só smartphones

A Lenovo renovou a sua gama de portáteis, quer cativar os utilizadores na área de áudio e lançou um novo equipamento que pode mudar o segmento empresarial.

Quando se fala em dispositivos móveis não ficamos confinados a smartphones – e a Lenovo fez questão de mostrar isso durante a sua apresentação no Mobile World Congress. A gigante chinesa aproveitou a oportunidade para introduzir um número considerável de equipamentos, em diferentes segmentos de mercado.

Em baixo estão aqueles que se destacam dentro do novo portfólio de produtos.

IdeaPad S540

Este portátil está disponível em versões de 14 e 15 polegadas, e promete juntar portabilidade a um desempenho q.b.. No interior estão processadores Intel Core de oitava geração e que podem ir até ao modelo i7 e a nível de processamento gráfico existe a opção de ter uma placa AMD Ryzen 7 3700U acompanhada de uma Radeon RX Vega 10.

Promete uma autonomia máxima de 12 horas, ecrã Full HD e um sistema de som robusto que tira partido da tecnologia Dolby Audio.

Vai estar disponível em azul, cinzento e cobre.

Ideacentre AiO A340

Um computador All in One que se destaca pelo ecrã que tem um rácio de 90% em relação ao tamanho total que o dispositivo ocupa. O design alternativo do suporte dá personalidade a esta máquina, que tem um pequeno grampo que permite ao utilizador fazer uma melhor arrumação dos seus cabos.

Disponível em versões de 22 e 24 polegadas, também está equipado com processadores Intel de oitava geração e placa gráfica Radeon R5.

Yoga ANC Headphones

Ter auscultadores está na moda e a Lenovo também quer fazer parte do leque de opções dos consumidores. Tecnologia de cancelamento de ruído e supressão do barulho ambiente são elementos em destaque nos headphones da linha Yoga.

Não estiveram disponíveis para teste no MWC, mas a tecnológica chinesa diz que parte da surpresa deste equipamento está na sua leveza: são 200 gramas. Tem microfone integrado para que os utilizadores possa usar alguns comandos de voz, mas não tem integrados nenhum dos mais populares assistentes digitais.

Chegam no verão e vão custar 160 euros.

ThinkSystem SE350 Edge Server

De todos os produtos é aquele que provavelmente menos interessa ao consumidor final, mas de todos é talvez o mais inovador e aquele que pode vir a fazer uma grande diferença no mercado.

Na prática o ThinkSystem SE350 Edge é um servidor de edge computing, isto é, tem uma grande capacidade de processamento de dados num tamanho compacto e foi pensado para ser integrado em pequenas lojas – dependendo do tamanho do espaço e da tarefa pretendida, podem ser adicionados servidores em camada.

E para que serve este servidor de edge computing? Possibilita a uma mercearia, por exemplo, instalar tecnologias semelhantes às das lojas Amazon Go e sem que isso ocupe muito espaço, tecnologicamente falando.

“Isto é o que as empresas vão precisar para a Internet das Coisas e inteligência artificial. Foi desenhado para ser empilhado como num servidor tradicional ou então para colocar debaixo de uma prateleira”, explicou Todd DeSaix, da Lenovo.

Também pode ser usado como motor para tecnologias de vigilância, reconhecimento facial ou gestão de sensores.

* A Insider/Dinheiro Vivo viajou para Barcelona a convite da Lenovo

Acompanhe aqui todas as novidades do Mobile World Congress.