Oculus lança Rift S, a nova geração de headset de realidade virtual

Após três anos, a Oculus vai reformar o headset de realidade virtual Rift, anunciado uma nova versão. Os Rift S chegam daqui a alguns meses.

Numa algo inesperada movimentação de mercado, a Oculus, empresa que pertence ao Facebook, anunciou uma parceria com a chinesa Lenovo para desenvolver este headset. De acordo com a Oculus, esta terá sido a estratégia para “desenvolver o design do produto, ao mesmo em que conseguia acelerar o processo de fabrico”.

O resultado é um gadget que promete ser mais confortável, com modificações feitas à estrutura que serve de apoio na cabeça. À primeira vista, a nova versão é visualmente muito parecida com o headset Quest, anunciado no ano passado. Na parte de trás dos Oculus Rift S, há ainda uma alça ajustável, para que o sistema de realidade virtual possa ser usado durante períodos mais longos.

Leia também | Novo headset de realidade virtual do Facebook dispensa fios

Com uma resolução de 2560 x 1440 (1280 x 1440 por olho). No interior, tem o mesmo sistema de tracking que foi utilizado no Quest, o headset da mesma marca, apresentado há alguns meses. O Rift S conta com sensores que permitem ter noção de espaço e prevenir que o utilizador vá contra objetos próximos, prevenindo acidentes.

Para que haja também experiência imersiva de áudio, o Rift S tem uma saída de áudio – mas também existe uma entrada de jack 3,5 mm para que possa ligar auscultadores. Também há menos cabos neste gadget – há apenas um cabo, que se divide em duas ligações.

Já há preço para este headset: 399 dólares, cerca de 351 euros. Em comparação com os preços iniciais de lançamento dos headsets da startup, há alguns anos, trata-se de uma considerável redução. No lançamento, a primeira versão dos Rift custavam 798 dólares, por exemplo.

Por enquanto, não há indicação de disponibilidade ou preços para o mercado português.

Nintendo lança kit de realidade virtual para a consola Switch