1. Problemas na ligação ao Wi-Fi | Abrir as definições do iOS e ativar e desativar a ligação Wi-Fi. Em alternativa também pode ativar o modo de voo durante 15 segundos e depois desativá-lo. Como última opção pode ‘esquecer’ a rede com o qual está a ter dificuldades de ligação e voltar a configurar a ligação como nova.
2. iPhone ‘congelado’ | O sistema operativo ficou bloqueado? Nesta situação um reiniciar forçado do smartphone é a solução mais indicada. Dependendo do modelo de iPhone que tiver, estes são os botões que deve pressionar: iPhone 6S ou anterior: Tecla de bloqueio/desbloqueio e tecla Home (em simultâneo, durante 10 segundos); iPhone 7 e 7 Plus: Tecla de bloqueio/desbloqueio e tecla inferior de volume (em simultâneo, durante 10 segundos); iPhone 8, 8 Plus, X, Xs, Xs Max e Xr: Tecla superior de volume, tecla inferior de volume e tecla de bloqueio/desbloqueio (esta última pressionar durante 10 segundos)
3. Problemas no Bluetooth | Abrir as definições do iOS e ativar e desativar o Bluetooth. Em alternativa também pode ativar o modo de voo durante 15 segundos e depois desativá-lo. Como última opção pode ‘esquecer’ o dispositivo com o qual está a ter dificuldades de emparelhamento e voltar a iniciar o processo do início.
4. Face ID não funciona em ângulos específicos | Tem o iPhone pousado na mesa e o desbloqueio facial não funciona da melhor forma? Uma alternativa passa por configurar novamente o Face ID, mas desta vez fazer o reconhecimento da sua face em ângulos diferentes, para que o iPhone ‘fique habituado’ a outras posições.
5. Siri não funciona | Está a ter dificuldades em comunicar com a assistente digital? Navegue até às definições do sistema operativo e no separador 'Geral' desligue a opção Siri durante 10 segundos e depois volte a ligar. O não funcionamento da Siri também pode estar relacionado com problemas de rede (ver sugestão nº1).
6. iPhone lento | Pode tentar desinstalar aplicações que já não usa, mas a melhor opção pode ser mesmo uma restauro de fábrica ao equipamento para que fique como novo.
7. Aplicações que 'crasham' | Se uma aplicação específica estiver a dar problemas, abra a janela de todas as aplicações que tem em execução e termine aquela que está a dar problemas. Outra opção passa por desinstalar e reinstalar essa app ou então atualizá-la.
8. Bateria está a esgotar rápido | Desinstale aplicações que já não usa e atualize todas as que tem instaladas. Verifique também se há atualizações do iOS para fazer. Por fim pode tentar um restauro de fábrica para voltar a ter o smartphone como novo.
9. iPhone está a sobreaquecer | O mais provável é ter alguma aplicação em segundo plano a consumir mais recursos do que era suposto. Feche todas as aplicações e desinstale aquelas que já não usa
10. Câmara do iPhone não está a focar | O mais provável é que tenha alguma sujidade na lente do equipamento - limpe e tente de novo. Caso não resulte, então feche a aplicação e reinicie.
A Apple é conhecida por criar produtos que dão pouca margem para erros, mas a verdade é que nem os iPhone estão imunes a algumas falhas.
Como a Apple controla a produção do hardware e do software do iPhone, o equipamento acaba por ter uma fiabilidade que é quase inigualável noutros dispositivos. Isso não significa no entanto que o smartphone da marca da maçã seja imune a problemas mais triviais.
Com o aumento do número de iPhone que é preciso atualizar e com o aumento de funcionalidades que existem integradas no iOS, a Apple tem enfrentando algumas dificuldades em continuar a garantir que tudo funciona de forma imaculada em todos os equipamentos.
Na galeria em cima vai encontrar uma lista de erros comuns – e a solução para resolvê-los – que afetam diferentes modelos do dispositivo. Mas atenção: há problemas que se persistirem, a melhor opção é mesmo contactar o centro de apoio da Apple ou da loja onde comprou o equipamento.