A confirmação final: já pode tirar a pen USB do computador sem ‘remover em segurança’

Remover pen USB Windows

É um debate com muitos anos e que chega agora ao fim – desde que não esteja a passar ficheiros para a pen, pode ‘arrancá-la’ do computador e sem preocupações.

Provavelmente já lhe aconteceu: tirar uma pen do computador sem ativar a opção de ‘remover em segurança’ e de imediato alguém dizer que não devia fazer isso, que é perigoso e pode afetar o periférico.

O tema sempre gerou muita discussão e agora a Microsoft coloca finalmente um ponto final na questão: sim, pode remover a pen a qualquer altura do computador e sem ter de ativar a opção ‘remover em segurança’.

Pelo menos é assim para quem utiliza a mais recente versão do Windows 10, como sublinha a publicação The Verge. O sistema operativo tem uma opção integrada de origem denominada ‘remoção rápida’ e que permite tirar a pen USB em qualquer altura, desde que não esteja a importar ou exportar ficheiros do periférico.

Leia também | Esta é provavelmente a pen mais segura do mundo

Esta foi uma funcionalidade lançada já em outubro do ano passado, mas que agora está nas ‘bocas do mundo’ por a Microsoft estar a notificar administradores de sistemas sobre a disponibilização mais alargada desta funcionalidade.

Apesar da mudança, a verdade é que o sistema operativo Windows 10 continua a ter a opção de remover as pen USB em segurança.

USBNinja: O cabo ‘normal’ que infeta os computadores com malware