Pode um smartphone tirar cafés? É possível e já bebemos

Pode a tecnologia surpreender-nos em algo tão típico quanto tirar um café? A marca italiana De’Longhi diz que sim. Testámos o modelo ‘smart’ PrimaDonna Elite na redação, durante algumas semanas, e gostámos da qualidade e da conetividade.

Máquinas de café há muitas, até porque o café continua a ser a ‘droga’ legal (e até recomendável, de acordo com alguns estudos) de que a maioria não prescinde para começar o dia. Há quem tome no café do bairro, quem use as vending machines de café da empresa, onde a qualidade nem sempre é a mais elogiada, ou uma das máquinas ao estilo Nespresso, de cápsulas, em casa ou no trabalho. Quem quer qualidade, tem soluções premium interessantes.

Testámos, ao longo de algumas semanas, na nossa redação, uma das novidades da empresa italiana De’Longhi, que tenta mostrar como a tecnologia pode facilitar o nosso acesso ao bem precioso (para muitos) que é o café. O modelo PrimaDonna Elite, não sendo propriamente uma máquina de café de grande inteligência, permite uma ligação prática, útil e bem conseguida ao smartphone e também inclui um ecrã tátil de 4,3”, intuitiva quanto baste.

O primeiro passo terá de passar por descarregar a app Smart Coffee (em iOS chama-se Coffee Link e ainda não está optimizada para os iPhone mais recentes). Segue-se o emparelhamento com a máquina, o que até é simples. Montar a máquina, que mói sozinha o grão de café (também podemos por café moído), é que nos obrigou a olhar para o livro de instruções – pura falta de experiência neste tipo de máquina. Tudo ligado, podemos escolher na app várias opções e começar a experiência.

Logo ‘a abrir’, é possível descobrir mais informação sobre as potencialidades do sistema, cuidados a ter e seguir uma espécie de guia interativo para totós (para fazer capuccinos e afins é preciso ter um recipiente de leite, além da água e dos grãos de café). Depois, podemos espreitar várias receitas diferentes de cafés e, passar para o principal: escolher o café. As bebidas clássicas são o expresso, café normal, duplo ou longo, capuccino, capuccino com mais café, café americano, latte macchiato, flat white, café frio, leite quente, doppio, cappuccino mix, expresso macchiato, caffelatte, chocolate (requer que se adicione chocolate em pó ao leite). Temos ainda uma função para chá ou apenas a saída de água quente e podemos pedir pela app que ela nos dê vapor, para uma espuma extra.

Isto tudo à distância de uns quantos metros e com uma conexão em tempo real e imediata. Podemos estar na cama, ligar a máquina pela app e selecionar o produto pretendido para que esteja pronto quando chegarmos à cozinha. Não dá, ainda, para que a máquina automática coloque sozinha a chávena pretendida no local certo, mas podemos deixar a chávena no local à noite, por exemplo.

A app permite-nos ainda ter acesso aos dados de uso, desde o número de chávenas tiradas de cada bebida, ao total de cafeína consumida, incluindo as calorias associadas à bebida. Também podemos definir um início automático da máquina, entre outras definições. Na prática, foi mais simples ver todas as opções disponíveis através da app do que do ecrã da própria máquina.

Testámos um caderno em papel que também é digital. O futuro chegou

E a qualidade como máquina de café?

Para analisar a vertente puramente na hora de tirar um café, é fácil perceber que não só temos muitas mais opções do que com cápsulas, como conseguimos tirar café de grande qualidade. Para analisar esta parte perguntámos a alguns colegas da redação, especialistas na matéria, que admitem que a De’Longhi PrimaDonna Elite consegue, de facto, ter qualidade acima da média, embora o grão também faça a diferença – “não tem nada a ver com o café de cápsulas e está a anos luz das máquinas das vending machines, garantiu-nos um colega especialista de cafés.

Aqui ficam outras das funções da máquina:

Sistema LatteCrema para mistura perfeita; função de limpeza automática do depósito de leite térmico para que o possa guardar no frigorífico após a sua utilização; bandeja recolhe-gotas com grade removível para fácil limpeza; aquecedor de chávenas ativo; apta para café em grão ou moído; unidade de preparação amovível (coração da máquina) com capacidade de 7 a 14 gramas; moinho de café integrado com 13 seletores de moagem; altura de saída do café ajustável para chávenas de diferentes tamanhos; filtro de água para purificar e eliminar as impurezas da água, bem como para realçar o sabor do café; programas de limpeza e descalcificação; sistema de poupança de energia com botão On/Off para consumo zero e função standby.

Estes brinquedos prometem espicaçar o lado científico dos miúdos