Falta de conteúdos não será um problema, garante a marca. Também já se conhecem os preços dos três modelos 8K que chegam a Portugal.
A Samsung prometeu, a Samsung cumpriu: os novíssimos televisores com uma resolução de 8K são os primeiros a chegar ao mercado português. A linha QLED Q900R tinha sido apresentada no final de agosto, na feira de tecnologia IFA, e chegam a Portugal ainda a tempo do Natal.
No mercado português estão disponíveis três modelos: o de 65 polegadas custa 5.000 euros; o de 75 polegadas custa 7.000 euros; e o de 85 polegadas custa 15.000 euros, de acordo com a informação disponível em dois retalhistas.
O preço, esse, já se sabia que ia ser elevado, muito por causa dos factores novidade e inovação que estes televisores trazem para o mercado.
Os televisores 8K têm quatro vezes mais píxeis do que os televisores 4K (Ultra HD) e 16 vezes mais do que os televisores Full HD. A linha QLED Q900R traz uma tecnologia de upscaling de origem que permite converter conteúdos de resoluções inferiores para imagens e vídeos em 8K, pelo que a falta de conteúdos nativos nesta resolução não deverá ser um problema.
O sistema de upscaling da Samsung acrescenta píxeis, texturas e elimina o ruído da imagem, para que o resultado final seja ‘límpido’, mesmo se estiver a tentar converter um conteúdo em resolução SD.
Leia também | À procura de uma TV 4K? Com estas não vai gastar muito dinheiro
Além dos espampanantes 8K – um total de 33 milhões de píxeis -, estes televisores suportam ainda a tecnologia HDR10+, a mais avançada da indústria no que diz respeito à reprodução de intervalo dinâmico de cores. A TV 8K atinge um brilho máximo de 4.000 nits, algo que ajuda a dar maior detalhe às imagens em que os tons escuros são mais predominantes.
Apesar de ser a primeira a chegar ao mercado com uma linha comercial de televisores 8K, a Samsung vai ter concorrência: Sharp, TCL e LG foram outros fabricantes que apresentaram equipamentos com esta resolução de ecrã na IFA, em Berlim.