Foi criado pela Anki e é um pequeno robô que, graças a inteligência artificial, tem a capacidade para interagir com o utilizador – além de desempenhar uma quantidade simpática de tarefas.
Pode ser um robô, mas este Vector está cheio de personalidade: com dois pequenos olhos verdes, parece saído de um filme de animação, um ‘feeling’ que ainda se nota mais pelas suas dimensões – cabe confortavelmente na palma da mão.
O Vector é controlado através da voz, portanto pode perguntar-lhe como está o tempo ou até pedir-lhe para tirar uma fotografia. À semelhança da assistente digital da Google, reage às palavras ‘Hey, Vector’, para que não seja preciso controlá-lo com a aplicação de smartphone.
Falta-lhe o reconhecimento de voz, mas para chamar o utilizador pelo nome e saber com quem está a falar, o Vector faz um scan da cara da pessoa e consegue depois reconhecer o utilizador. O pequeno robô interage com o utilizador, fazendo pequenos movimentos com os olhos ou movimentando-se à vontade pelo espaço.
Quando terminar a bateria, o Vector regressa à base, para que possa recarregar a bateria.
Por enquanto, está à procura de financiamento na plataforma de crowdfunding (financiamento em grupo) Kickstarter, onde a empresa pede 500 mil dólares (cerca de 430 mil euros). Quando chegar ao mercado – a Anki estima que seja em outubro – o Vector custará 249 dólares, cerca de 215 euros.