Facebook, Google e a Universidade de Washington transformaram emissões do Mundial em realidade aumentada em 3D projetada em mesa.
O Mundial de futebol é todo um mundo de paixões e emoções. A missão de ver um jogo no sofá tem beneficiado das maravilhas da tecnologia nos últimos anos, não só pelas novas, mais ágeis e melhores câmaras como também pelos cada vez melhores televisores – o 4K ou Ultra HD faz a diferença.
E se pudéssemos usar qualquer superfície lisa da nossa casa, para torná-la num campo de futebol holográfico para vermos a nossa equipa jogar? Foi essa a questão que investigadores do Facebook, Google e da Universidade de Washington tentaram responder ao desenvolver um novo sistema de realidade aumentada.
Chama-se Soccer on your Tabletop (ou Futebol na sua mesa), embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, transforma vídeo 2D em projeções holográficas 3D – ao estilo Princesa Leia projetada logo no primeiro Star Wars: Uma Nova Esperança. Os resultados são convincentes e deixam a promessa que a realidade aumentada pode ter futuro como forma preferida para ver desporto em casa.
Uma das inovações no sistema está relacionada com o lado prático que tem, ao não precisar que existam câmaras 3D de multiângulos. A investigação arranjou forma de mapear em 3D os jogos atuais filmados em 2D e já tem um protótipo entusiasmante para mostrar a tempo do Mundial.
A equipa de investigação usou como base videojogos existentes, em particular os jogos da FIFA da EA Sports, de forma a criar um mapeamento de profundidade e fazer estimativas a partir de cada frame de vídeo.
Para quem a tecnologia possa ser prática e chegar mesmo ao público em geral, os investigadores têm ainda de limar arestas e diminuir o tempo de adaptação do 2D para o 3D para que as emissões holográficas na mesa lá de casa possam ser feitas quase em tempo real.