Sensor de 108 MP para smartphone promete concorrência a máquinas fotográficas

ISOCELL-Bright-HMX Samsung
O novo sensor de 108 MP.

A Samsung e a Xiaomi juntaram-se para desenvolver um sensor para câmara fotográfica para smartphone, que promete fazer concorrência às câmaras tradicionais. Com 108 megapixeis, pode estar já a caminho de um novo telefone da Xiaomi.

Chama-se ISOCELL Bright HMX, foi desenvolvido em conjunto pelas duas empresas e, além de 108 MP, conta com um mecanismo chamado Smart-ISO. Basicamente, este mecanismo consegue adaptar o parâmetro de ISO, a sensibilidade, às condições de luz. Ou seja, imagine que pretende fotografar em condições com grande iluminação: o ISO é automaticamente ajustado para um número mais baixo.

“A Xiaomi e a Samsung têm trabalhado de uma forma próxima, desde as fases iniciais de conceito e produção”, indica o comunicado, divulgado pela Samsung. Na mesma comunicação, a Xiaomi indica ainda estar “muito satisfeita com as resoluções de imagem conseguidas, que só estão disponíveis em algumas câmaras DSLR topo de gama”.

Leia também | iPhone. Novo rumor aponta para três modelos e alterações de câmara em setembro

Este novo sensor para as câmaras dos smartphones permite também captar filmes 6K, a 30 fps, com resolução de 6016 por 3384.

No início deste mês, a Xiaomi já tinha indicado que estaria a preparar um smartphone da linha Redmi com este sensor de 108 MP. No entanto, na altura, não foram dadas informações mais específicas sobre o sensor, nem sequer uma possível janela de lançamento sobre a chegada deste telefone ao mercado.

Leia também | Câmaras com conectividade deixam fotografias à mercê de ataques

Por agora, a Samsung explica que a produção deste novo componente arranca ainda este mês.

Shenzhen. Fomos conhecer a capital de hardware do mundo