Uber e Hyundai estabelecem parceria para desenvolver táxi-aéreo

CES 2020, Hyundai, Uber
EPA/Etienne Laurent

A Uber anunciou uma parceria com a fabricante Hyundai, onde as duas empresas vão unir esforços para desenvolver um serviço de táxi-aéreo.

A empresa norte-americana de mobilidade está interessada no mundo do transporte aéreo – um dos exemplos é o projeto Uber Air ou até a conferência Uber Elevate, que se realiza anualmente. O projeto Uber Air tem como grande objetivo o descongestionamento das cidades, disponibilizando veículos de descolagem e aterragem na vertical.

A colaboração entre a Uber e a fabricante sul-coreana terá como objetivo o desenvolvimento dos serviços de táxi-aéreo: enquanto a Hyundai produz e fornece os veículos, a Uber disponibilizará os serviços de partilha aérea. Durante a apresentação, feita durante o CES, que decorre esta semana em Las Vegas, as duas empresas deram algumas indicações temporais sobre as fases de comercialização deste veículo e serviço.

Leia também | CES. O que promete o primeiro grande evento tecnológico de 2020?

Citado pela Reuters, Eric Allison, líder da área Uber Elevate, indicou que as duas empresas “estão a fazer progressos para atingir o objetivo de lançamento da Uber Air até 2023”. Já o responsável da Hyundai, Euisun Chung, indicou que espera a comercialização do veículo elétrico de transporte aéreo “em 2028”, tendo em conta a necessidade de adaptação da regras e leis a estes novos formatos de transporte.

A fabricante automóvel é a primeira empresa desta área a unir esforços à Uber, que até aqui contava apenas com o apoio de uma subsidiária da Boeing, a Aurora Flight Sciences.

Leia também | Uber escolhe Melbourne para testar serviço de táxi-aéreo

O anúncio de parceria entre as duas empresas surge numa altura em que o mercado do transporte aéreo está em acelerado desenvolvimento, com várias parcerias entre gigantes de mercado.

Ao longo do último ano, a Daimler e o grupo chinês Geely investiram no táxi aéreo da Volocopter, com o intuito de desenvolver este mercado. No total, a Volocopter conseguiu angariar 50 milhões de euros numa ronda de investimento.

Pedir um helicóptero na app da Uber

Neste momento, a Uber já disponibiliza viagens através de helicóptero em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o serviço Uber Copter. A partir de 200 dólares, é possível pedir uma viagem entre o aeroporto John F. Kennedy e o centro da cidade, com a duração de oito minutos.

Este tipo de serviço ainda está muito longe da ambição do serviço Uber Air. Além das restrições de localização, o serviço de transporte por helicóptero é assegurado pela HeliFlite Shares, uma empresa com licença de voo, num helicóptero com o logotipo da Uber.

Em relação ao Uber Air, que poderá ganhar um novo fôlego com esta parceria, neste momento estão escalados testes do serviço Uber Air para as cidades de Los Angeles e Las Vegas, nos Estados Unidos, e Melbourne, na Austrália.

 

Uber lança viagens de helicóptero em Nova Iorque, a partir dos 200 dólares