Empresa dona da Google lança serviço de entregas por drones

Wing | Entregas por drones
Foto: Wing / Medium

Depois de 18 meses de testes, a Wing recebeu aprovação dos reguladores para avançar com o serviço. Plataforma arranca na Austrália.

A Wing, uma das subsidiárias da Alphabet, a empresa-mãe da Google, anunciou o lançamento de um serviço de entregas por drones na cidade de Canberra, na Austrália. Os utilizadores locais poderão assim encomendar refeições, bebidas e outros produtos através de uma aplicação móvel e ter o pedido em casa, em minutos, entregues por um drone.

Segundo a informação partilhada no comunicado, a Wing formou parcerias com negócios locais para poder responder aos pedidos dos utilizadores e conseguir fazer as entregas num curto espaço de tempo. A empresa acredita que desta forma também vai estar a promover o comércio local, ao ligar os vendedores a potenciais novos clientes.

A empresa está a testar o seu sistema de entregas por drones na Austrália desde 2014. Só nos últimos 18 meses, a tecnológica fez mais de três mil entregas, mas todas dentro de um regime de testes. Agora recebeu ‘luz verde’ dos reguladores para poder iniciar o seu serviço comercial.

Veja também | Dronestagram revela as mais belas fotografias tiradas com drones

“A Wing acredita fortemente que ao trabalhar com os políticos, reguladores e comunidades locais, pode melhorar o acesso a serviços, criar novas oportunidades económicas e criar uma melhor ligação nas cidades”, escreveu ainda a empresa.

Não foram reveladas informações sobre quando a Wing tenciona avançar para uma expansão internacional.

Com este anúncio, a empresa-mãe da Google, a Alphabet, consegue assim superar a Amazon na disponibilização de um serviço comercial de entregas por drones. Recorda-se que a gigante do comércio eletrónico tem grandes planos para utilizar os drones nas entregas das suas encomendas e apesar de já ter realizados testes nos EUA e Reino Unido, até ao momento ainda não disponibilizou qualquer serviço para o grande público.

Já em Portugal a entrega por drones tem sido testada, acima de tudo, pela startup Connect Robotics e por vários parceiros, que incluem nomes como os CTT ou a Farmácia da Lajeosa do Dão.

Drones, preços personalizados e caixas sem filas: bem-vindos ao supermercado do futuro