10 factos que provavelmente não sabia (e deve saber) sobre a Lua

A Lua tem estado sempre presente e bem à vista desde que há vida na Terra. A Estação Espacial Europeia (ESA) divulgou alguns factos que a maioria não conhece sobre o satélite natural terrestre.

À semelhança de outras agências mundiais, a ESA faz parte de um conjunto de parceiros internacionais para explorar a Lua como um destino para missões robóticas e para exploradores humanos.

Orion, a nave espacial da NASA, vai levar seres humanos mais longe do que nunca e, nesse contexto, a nave irá ter um Módulo de Serviço Europeu para levar novamente humanos ao satélite natural terrestre. A nova tecnologia vai tornar mais fácil o transporte espacial humano e os módulos de serviço que a ESA está a criar vão fornecer propulsão, suporte de vida, energia, ar e água, e vão permitir controlar a temperatura no módulo da tripulação.

Leia também: Semente plantada na Lua “vai ajudar as missões tripuladas a Marte”

Noutra parceria com a agência russa Roscosmos, o projeto Luna-Resurs vai levar a tecnologia europeia para aterrar com precisão e segurança na Lua e perfurar a sua superfície para extrair e analisar amostras do terreno lunar. A ideia passa por analisar as formas possíveis de extrair e processar recursos locais e torná-los em produtos e serviços úteis, como água potável ou oxigénio respirável na Lua.

Já a missão Heracles deve partir para o espaço em 2028 de forma a ter maior conhecimento sobre interação robótica humana no momento de aterragem na Lua. A missão irá recolher amostras com um rover operado a partir da órbita lunar e enviá-las de volta para a Terra.

Ilustrações: Mónica Monteiro 

Testes à nave da SpaceX podem arrancar já em abril

O mais famoso ‘Nascer da Terra’ foi fotografado há 50 anos na Apollo 8