O desafio estava colocado: pode a aplicação Google Lens ajudar a resolver o mistério de uma ‘escape room’, ao utilizar o reconhecimento de imagens e a inteligência artificial?
A Google Lens é uma aplicação para smartphone, criada pela Google, como o nome indica, para conseguir dotar as câmaras dos smartphones de algumas capacidades extra, ligadas ao reconhecimento visual de coisas do dia-a-dia.
Primeiro, a aplicação estava disponível apenas para os Pixel, o flagship da Google – aliás, a linha aumentou recentemente com um novo smartphone, o Pixel 3. A pouco e pouco, as capacidades da Google Lens passaram a ser integradas nos smartphones de um maior número de fabricantes.
Leia também | Google tem 25 milhões para quem usar a inteligência artificial para o bem da sociedade
Este verão, a aplicação passou a estar disponível para um público ainda mais alargado, ao ser disponibilizada para os utilizadores Android. Através do Google Fotos, os utilizadores iOS também passaram a conseguir ter acesso às capacidades de reconhecimento visual e machine learning da Google.
Durante este desafio, foi utilizado um smartphone Pixel com a câmara inteligente da Google. Ao longo das várias etapas, as capacidades foram utilizadas para conseguir reconhecer pinturas emblemáticas e até para descodificar alfabetos menos óbvios.
Leia também | Quer fazer melhores pesquisas no Google? Veja estes 11 truques