Loading the player...

Estivemos em Helsínquia para conhecer e andar num autocarro-robô chamado Gacha, o primeiro pronto para circular em todo o tipo de terrenos, cujos testes abertos ao público começam agora em abril na Finlândia. 

Já falámos sobre ele há alguns dias, agora apresentamos o vídeo da experiência. O autocarro Gacha é pequeno, ao estilo shuttle, totalmente elétrico, leva 10 pessoas sentadas e seis em pé, tem um conceito modular e apregoa ser o primeiro autocarro autónomo do mundo que circula em todo o tipo de condições climatéricas.

Ou seja, está pronto para circular com neve, chuva intensa e nevoeiro. “Os veículos autónomos atuais simplesmente não conseguem circular com muito mau tempo e, na Finlândia, está quase sempre mau tempo”. Quem o diz é Harri Santamala, o engenheiro e empreendedor finlandês que criou em 2015 a Sensible 4, uma empresa que junta uma especialistas que trabalham desde os anos 1980 em projetos de veículos autónomos na terra do Pai Natal (Lapland) e dos “finlandeses voadores” dos ralis.

Leia também | GoPro HERO 7: a rainha das câmaras de ação mostra o que vale

A startup que fornece sistemas autónomos que podem ser integrados em qualquer tipo de veículo juntou-se à MUJI, empresa japonesa de design com o lema “zen comercial” que vende acessórios, roupa e produtos para a casa e, em pouco mais de um ano criaram o Gacha, o shuttle autónomo de raiz (não há espaço para condutor). A MUJI já criou casas pequenas no Japão com um design simples, zen e próximo da natureza e tentou fazer o mesmo, agora aliado à mobilidade autónoma.

O melhor é ver o vídeo (pode ler mais sobre o tema aqui)

O design ao serviço da tecnologia. Da mobilidade ao iPhone