Loading the player...

Chama-se Hello, Robot e é uma exposição criada na Alemanha, repleta de robôs famosos e alguns que prometem mudar as nossas vidas. Está na Central Tejo, em Lisboa, e fomos conhecê-la.

Numa altura em que assistimos a uma explosão (de modelos e de interesse) no mundo da robótica e da inteligência artificial, a exposição Hello, Robot tenta abordar o tema levantando questões pertinentes e deixando ao visitante as respostas.

Já conheceu algum robô? Será que precisamos de robôs? São os robôs nossos amigos ou inimigos? Podemos confiar em robôs? Estas são apenas algumas das questões levantadas na exposição. No total são mais de 200 peças nas áreas de design e arte. Mais do que responder a questões, Hello Robot tenta por-nos a pensar no papel dos robôs.

Na primeira fase da exposição é abordado o fascínio da cultura popular pelos robôs, da literatura ao cinema. Daí podermos ver o robô R2D2, de Star Wars, passando por robôs dos Transformers. Numa segunda fase é abordada a forma como os avanços da robótica na indústria estão a mudar o mundo do trabalho.

Já a terceira seção foca-se no facto de estarmos a ser gradualmente confrontados com estas novas tecnologias – o robô enquanto amigo e ajudante no nosso quotidiano. É nessa parte onde temos exemplos de robôs que já estão a fazer a diferença, alguns ajudam-nos nas nossas compras de supermercado, outros têm forma de foca e são verdadeiros peluches inteligentes capazes de ajudar pessoas com Alzheimer.

Leia também | Robótica em Portugal: “Olá, sou um robô, estou aqui para mudar a sua vida”

A última e quarta secção examina o crescente esbater das fronteiras entre os humanos e os robôs. Porque, apesar de a robótica se ter tornado mais acessível, mais pessoal, mais essencial até, a pergunta mantém-se: será que contribui para melhorar o nosso mundo?

No fim de contas, a robótica é criada por humanos e para servir os humanos, mas à medida em que as máquinas ficam mais inteligentes, autónomas e aprendem sozinhas, há novas questões que se levantam.

A exposição concebida pelo Vitra Design Museum, na Alemanha foi inaugurada a 23 de janeiro e pode ser visitada até 20 de maio. Os bilhetes para entrar no museu e ver a exposição custam 5€.

Um hotel japonês despediu metade dos robôs… para contratar humanos