Saiba como evitar que a luz azul atrapalhe o seu sono

A luz azul emitida por smartphones ou tablets é sempre apontada como a culpada por alterações ao sono. Mas já há maneiras, disponibilizadas pelos próprios gadgets, para minimizar os efeitos deste tipo de luz emitida pelos ecrãs.

Em linhas gerais, a luz azul dos equipamentos não tem grandes problemas durante o dia. À noite, no entanto, pode estimular cérebro, algo que não é o ideal se quiser dormir bem. Basicamente, aquilo que a luz azul faz é ‘enganar’ o cérebro, levando-o a pensar que é de dia – ficando consequentemente mais desperto.

Nos últimos anos, os próprios sistemas operativos têm vindo a incluir funcionalidades para alterar a temperatura da cor do ecrã, tornando-a menos estimulante. É possível ativar isto tanto no iOS, como Android ou no Windows 10.

No sistema operativo da Apple, basta ir até às definições e escolher a opção de ecrã e luminosidade. A opção chama-se Night Shift e permite definir uma hora para esta funcionalidade entrar em ação. Também pode definir a hora de início e de fim, por exemplo, se não quiser usar as sugestões de definições.

Leia também | Como descobrir se alguém está a ‘espiar’ o seu computador

Além disso, também é possível definir a cor da luz que vai dominar o ecrã: pode escolher um tom mais quente ou mais frio, através de um ‘slider’. Os tons mais quentes ajudam a dormir melhor, mas nem sempre são os mais agradáveis para a utilização do iPhone ou iPad. O importante é chegar a um equilíbrio e à temperatura de cor ideal.

Já no Android, alguns smartphones já disponibilizam um filtro de luz azul, que habitualmente está acessível a partir do menu onde também controla a ligação de rede, por exemplo. Em alguns telefones, esta opção chama-se modo de leitura, noutros tem mesmo o nome de filtro para luz azul ou modo noturno. À semelhança daquilo que acontece no iOS, está acessível nas definições e pode ser personalizado, até encontrar uma cor que seja agradável.

Leia também | Microsoft quer avisá-lo de que o fim do Windows 7 está próximo

Se usa um computador ou um tablet com Windows 10 antes de ir para a cama, o sistema operativo da Microsoft também tem uma opção para luz noturna. Está acessível a partir das definições, precisando depois de escolher sistema e ecrã. Pode definir a hora em que pretende que esta opção seja ativada, assim como o tom da luz.

Também existem aplicações

Caso o seu smartphone não tenha uma opção para luz noturna, há várias aplicações disponíveis. Uma delas é a Filtro Luz Azul – Modo Noite, que permite escolher entre várias opções de luminosidade disponíveis.

A Twilight: Blue light filtrer também é outra opção que pode explorar. Permite escolher a temperatura da cor, intensidade e luminosidade do ecrã.

Novo Android promete modo escuro e o adeus ao icónico botão de ‘voltar’