A solução da Apple para melhorar os mapas? Andar a pé

Apple IA
REUTERS/David Gray TPX

Empresas como a Apple ou a Google têm utilizado carros com câmaras para fazer o mapeamento de percursos e conseguir melhorar as aplicações de mapas. Mas a Apple já está a dizer adeus aos veículos, preferindo colocar as equipas a andar a pé.

As primeiras informações sobre o assunto foram detetadas pelo site Apple Insider, que já tinha avistado um conjunto de pessoas a utilizar mochilas com a inscrição ‘Apple Maps, maps.apple.com’, na área de São Francisco. Estas mochilas aparentemente contém câmaras e sensores para gravar percursos e perceber quais são as possíveis alterações que a marca da maçã pode fazer à aplicação Mapas.

Leia também | As melhores aplicações de GPS para ter no smartphone

Agora, a Apple já confirmou, através do seu site, que está mesmo a apostar em peões para fazer a recolha de informação sobre percursos. É na página dedicada aos mapas que a marca indica por onde é que passarão os veículos e peões de recolha de informação e em que datas.

Os primeiros peões vão começar a gravar caminhos na Califórnia, entre os dias 10 e 23 de dezembro, passando por localizações como Los Angeles, São Francisco, San Mateo, Santa Clara ou Santa Cruz.

Leia também | 10 dicas para poupar a bateria do smartphone

Atualmente, as aplicações para navegação da Apple e da Google contém informação sobre caminhos a pé, mas referem sempre que os percursos podem sofrer alterações. A ideia de ter peões a gravar os percursos a pé poderá ser uma forma de a empresa conseguir ter dados mais concretos, principalmente em percursos onde não é possível passar de carros ou que possam ter perigos adicionais para os peões.