Amazon quer criar 1800 postos de trabalho em França

Amazon Google Apple | UE
Foto: REUTERS/Pascal Rossignol

A gigante de comércio online Amazon pretende reforçar o número de trabalhadores em França, até ao final deste ano. 

O mercado francês tem vindo a assumir crescente relevância na operação europeia da Amazon, a par de países como o Reino Unido ou a Alemanha. A operação francesa da empresa de e-commerce passará a contar com uma força de trabalho permanente de 9300 pessoas, até ao final de 2019, aponta a Reuters. Trata-se da contratação de mais 1800 colaboradores, até ao final do ano. 

Desde 2010, a Amazon tem vindo a investir no mercado francês – o valor ultrapassará já os dois mil milhões de euros, indicou a empresa, através de comunicado. 

Neste momento, a Amazon conta com vinte localizações em França, número que inclui também os seis centros de logística. Em França, a empresa norte-americana tem uma quota de mercado de 17,3%. 

Leia também | Entregas em menos de 30 minutos. Conheça os drones-correio da Amazon

Ao mesmo tempo em que é feito do anúncio da contratação para a Amazon, a cadeia de supermercados Conforama anuncia o despedimento de 1900 pessoas. A Conforama está em processo de reestruturação e, com a Amazon cada vez mais interessada no mercado das compras alimentares, há quem não resista a fazer ligações entre os dois acontecimentos. 

Agnès Pannier-Runacher, secretária de Estado da Economia e Finanças em França, em declarações à rádio francesa Sud Radio, indica que estes dois momentos refletem a “profunda transformação que o retalho tradicional enfrenta”. “É verdade que a coincidência destes dois números – as 1800 contratações da Amazon e o fim dos 1900 postos de trabalho da Conforama – refletem essa transformação”. 

Desde 2016, já é possível ter acesso às entregas de última hora da Amazon na região de Paris, através do serviço Prime. A empresa de Jeff Bezos tem feito movimentações no mercado francês para conseguir um lugar na indústria do retalho alimentar. Uma dessas movimentações foi feita através da parceria com o grupo francês de retalho Casino, através da instalação de pontos de recolha de compras da Amazon nas lojas do grupo.

 

Amazon Web Services aumenta equipa e aposta na realização de eventos em Portugal