A gigante da Internet prepara-se para ter mais uma loja do conceito Amazon Go – as lojas físicas em que não há caixas registadoras para fazer o processo de pagamento.
A notícia é avançada pelo site GeekWire, que refere que Seattle passará a contar com duas lojas Amazon Go. A primeira “loja do futuro” da Amazon foi inaugurada no início deste ano, também na cidade onde fica o quartel-general da empresa.
Por enquanto, esta não será a única loja do género nos planos de Jeff Bezos, o líder da empresa. Fala-se também numa preparação para abertura destas lojas em Chicago e também em São Francisco.
De acordo com as fontes citadas, esta segundo loja da Amazon Go contará com quase o dobro do tamanho da primeira loja. Enquanto a localização original ronda os 167 metros quadrados, esta terá cerca de 278 metros quadrados.
A ideia das lojas Amazon Go é uma experiência nova no mundo do retalho: nas ideias da Amazon, o facto de não haver caixas registadoras acaba com aquele que é um dos momentos desagradáveis de ir às compras – as filas de espera.
Para fazer compras na loja da Amazon Go, o cliente faz um scan ao smartphone à entrada, o que ativa a conta da Amazon. Através de sensores e de câmaras , é possível fazer automaticamente o registo daquilo que os clientes estão a comprar.
No final, é só sair da loja e a conta é automaticamente descontada do método de pagamento associado à conta da Amazon, sem filas ou sem caixas registadoras.
Ainda assim, no dia de inauguração da loja em Seattle, o conceito da Amazon foi defraudado, muito devido à curiosidade do público: foram várias as queixas de filas para entrar na loja…