Apple e Qualcomm enfrentam-se em tribunal no próximo ano

qualcomm
REUTERS/Aly Song

As mediáticas batalhas de patentes entre as tecnológicas já se tornaram habituais ao longo dos anos. A próxima ‘batalha’ já tem data marcada: a 15 de abril de 2019, a Apple e a Qualcomm vão discutir as royalties de patentes do iPhone.

A Qualcomm reclama que a Apple deverá pagar cerca de 7 mil milhões de dólares de direitos de autor relativos ao iPhone. A fabricante já tinha inclusive tentado um julgamento em fevereiro, mas o juiz do tribunal federal de San Diego, nos Estados Unidos, referiu a necessidade de um adiamento, devido à complexidade do caso.

Leia também | Apple vai deixar de revelar número de equipamentos vendidos

A questão não é nova, com acusações feitas de parte a parte: A Apple atiçou a disputa no ano passado, colocando um processo à Qualcomm no valor de mil milhões de dólares. A tecnológica acusava a Qualcomm de pedir pagamentos de direitos de patente em duplicado, por exemplo, ao cobrar pelo portefólio de patentes e ainda pelo preço dos componentes que utilizava.

A 15 de abril, as duas gigantes enfrentam-se em tribunal. Antes disso, a Qualcomm ainda terá de prestar contas à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, a 4 de janeiro, por políticas de anti-concorrência, justamente pelo valor de ‘royalties’ que pratica junto das empresas que utilizam os componentes que fabrica.

Leia também | CEO da Apple critica empresas de Silicon Valley, mas continua a aceitar cheques chorudos da Google

A Qualcomm não é a única empresa com quem a Apple tem problemas: este ano, a marca da maçã e a Samsung puseram fim a uma batalha legal, que durou mais de sete anos.

Novo iPad Pro da Apple já disponível em Portugal