Apple já é dona do negócio de modems mobile da Intel

REUTERS/Carlo Allegri

O negócio está oficialmente concluído: a Apple já é dona da área de negócio de modems para dispositivos móveis da Intel, num negócio que rondará os mil milhões de dólares.

A aquisição, que foi avançada em julho deste ano, implica a passagem de vários trabalhadores da Intel para a Apple, além do desenvolvimento de negócio de modems mobile. Tornando-se dona da tecnologia para esta área, desenvolvida pela Intel, a Apple poderá manter a produção de um maior número de componentes “em casa”.

A Intel continuará com as suas várias áreas de negócio, que implicam a produção de componentes para computadores, dispositivos de internet das coisas e veículos autónomos.

Com o negócio concluído, a Intel refere que, mesmo assim, estará a perder dinheiro com esta venda. Além disso, aproveitou ainda para voltar a apontar o dedo à concorrência: a Intel acusa a Qualcomm de ter usado práticas anti-concorrenciais que prejudicam o negócio de modems para smartphones da Intel.

Esta compra representa ainda a segunda maior aquisição da Apple, sendo apenas ultrapassada pela compra da Beats Electronics, em 2014, por 3,2 mil milhões de dólares.

Apple compra área de modems para smartphones da Intel por mil milhões de dólares