Ataque informático atinge plataforma de ministério francês

Ataques Informáticos | Check Point

Um ataque informático atingiu uma plataforma do governo francês, destinada aos cidadãos que pretendem realizar viagens ao estrangeiro. As autoridades afirmam ainda não ter consciência da dimensão do ataque.

Segundo a Reuters, o ataque foi feito à plataforma Ariane, ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros francês. O ataque foi assumido pelo próprio governo francês, que refere que a entidade já procurou garantir aos cidadãos com registo nesta plataforma que o site continua a ser “seguro” e que não terá sido roubada informação “altamente sensível”.

Através de comunicado, referem que “dados pessoais usados durante o registo na plataforma Ariane foram roubados. Estes dados podem ser usados de forma desonesta, mas com efeitos limitados, já que a informação não inclui material financeiro sensível ou dados que possam divulgar destinos”.

Leia também | Hackers iranianos podem estar por trás do ataque informático aos hospitais CUF

Não foram dadas indicações sobre a possível origem destes hackers ou de onde terá partido este ataque informático. A plataforma Ariane foi lançada pelo governo francês em 2010, para permitir aos cidadão franceses receber informações sobre segurança, enquanto se deslocam ao estrangeiro.

Ao longo das últimas semanas, têm sido notícia vários ataques informáticos, tanto em tecnológicas, como a gigante Dell, ou em cadeias de hotéis, como o grupo Marriott, que compreende um universo de dados de 500 milhões de clientes.

 

É destes países que se fazem mais ataques informáticos contra Portugal