BMW e Daimler fecham acordo para desenvolver tecnologia para carros autónomos

BMW, Daimler, acordo, parceria

A parceria estratégica entre as duas gigantes do mundo automóvel vai traduzir-se na cooperação de cerca de 1200 especialistas, que vão estar dedicados ao desenvolvimento de tecnologia para os carros autónomos. 

A parceria já tinha sido avançada em fevereiro, mas só agora foi anunciada a assinatura do contrato, que tem efeitos a longo prazo. Segundo indica o comunicado de imprensa, a BMW e a Daimler já concluíram os termos desta colaboração, com um objetivo concreto: disponibilizar a tecnologia de condução autónoma ao mercado de massas, em 2024. 

O comunicado aponta ainda que os resultados da parcerias vão ser implementados de forma independente, nas respetivas séries de automóveis de cada grupo.

Leia também | Waymo quer criar frota de carros autónomos em Detroit

Os 1200 especialistas, que vão trabalhar em equipas mistas, estarão divididos entre os centros do desenvolvimento da Mercedes, em Sindelfingen, na Alemanha, e o centro tecnológico da Daimler em Immendingen e o campus para condução autónoma do grupo BMW, em  Unterschleissheim, perto de Munique. 

A parceria não é caso único na indústria, que está a preparar-se para unir esforços contra a concorrência de outras empresas – como o caso da Waymo, da Alphabet, a dona da Google. Também a Volkswagen e a Ford estão em processo de negociação para uma aliança estratégica, para colaborar no desenvolvimento de carros elétricos e condução autónoma. 

Tesla quer transformar um milhão de carros numa frota de táxis autónomos