Espanhola BQ comprada por grupo vietnamita

BQ Vingroup

Empresas tinham criado parceria estratégica e comercial em julho. Após o negócio, a tecnológica espanhola vai focar-se em novos mercados.

A BQ, empresa conhecida dos consumidores portugueses pelos seus smartphones, tablets, impressoras 3D e kits robóticos, foi comprada pelo Vingroup, o maior grupo empresarial privado do Vietnam. O valor do negócio não foi revelado, mas sabe-se que os vietnamitas ficaram com 51% da empresa espanhola.

O negócio foi revelado em comunicado. “Esta aliança permite-nos ser ainda mais ambiciosos. Somos uma empresa de engenheiros, a inovação faz parte do nosso ADN e o Vingroup partilha esta visão”, sublinhou, em nota de imprensa, o diretor executivo da BQ, Alberto Méndez.

As duas empresas começaram a trabalhar juntas em julho, com a BQ a ajudar o Vingroup a criar a sua própria marca de smartphones. A BQ foi também um dos parceiros tecnológicos escolhidos para o desenvolvimento de uma fábrica da empresa vietnamita que deverá produzir cinco milhões de equipamentos por ano.

A tecnológica espanhola anuncia que com este negócio vai entrar em novas áreas de negócio, nomeadamente na inteligência artificial (IA) e na Internet das Coisas (IoT).