Cobrar pelas transferências no MB Way “é responsabilidade dos bancos”

MB way | MBWay
(Leonel de Castro/Global Imagens)

Durante a apresentação do API Market da SIBS, Madalena Cascais Tomé foi questionada sobre a cobrança de comissões pelas transferências na aplicação MB Way.

“O MB Way é um serviço de utilização gratuita, com uma wallet completa, geração de cartões virtuais e também as transferências”, contextualiza Madalena Cascais Tomé. “As operações são na essência gratuitas, com excepção das transferências – que são da responsabilidade dos bancos”.

A CEO da SIBS aponta que a cobrança de comissões pelas transferências é “algo que é do foro comercial de cada um dos bancos”.

“Neste momento, 22 dos bancos que disponibilizam este tipo de serviço estão a isentar as transferências”, explica a responsável da SIBS, acrescentando também que o cliente deve consultar as condições associadas ao próprio cartão.

Questionada sobre a possibilidade de as comissões cobradas por transferências afastarem os clientes do serviço MB Way, Madalena Cascais Tomé indica acreditar “que os portugueses vão continuar a utilizar a aplicação MB Way”, indicando ter “a certeza de que vão continuar a reconhecer as vantagens” do serviço.

No início do mês, o BPI anunciou que se estaria a preparar para aumentar os preços de várias comissões bancárias. Entre os custos alvo de subidas mais acentuadas, contam-se as transferências por MB WayDe acordo com o preçário do banco, as transferências de dinheiro feitas através da aplicação da SIBS passam a custar 1,20 euros (a comissão atual é de 20 cêntimos).

SIBS apresenta plataforma API Market para “impulsionar ecossistema de pagamentos”