Comissão Europeia lança plataforma de partilha de dados para investigadores

covid

A Comissão Europeia, em conjunto com vários parceiros, lançou uma plataforma de dados europeia covid-19 para permitir a rápida recolha e partilha dos dados de investigação disponíveis.

A plataforma, que faz parte do plano de ação EEIvsCoronavírus, “representa mais um marco nos esforços envidados pela UE para apoiar os investigadores na Europa e em todo o mundo na luta contra o surto de coronavírus”, é indicado em comunicado.

A nova plataforma proporcionará um ambiente europeu e mundial aberto, fiável e modulável, em que os investigadores poderão armazenar e partilhar conjuntos de dados, nomeadamente sequências de ADN, estruturas de proteínas, dados da investigação pré-clínica e de ensaios clínicos e dados epidemiológicos. Resulta de um esforço conjunto da Comissão Europeia, do Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL-EBI), da infraestrutura Elixir e do projeto COMPARE, assim como dos Estados-Membros da UE e de outros parceiros.

A partilha aberta e rápida de dados “acelera consideravelmente a investigação e a descoberta, permitindo dar uma resposta eficaz à emergência do coronavírus”, explica o comunicado da Comissão.

A plataforma de dados europeia covid-19 é “consonante com os princípios estabelecidos na declaração sobre a partilha de dados em caso de emergência de saúde pública” e faz parte do compromisso da Comissão de facultar acesso aberto aos dados de investigação e de promover a ciência aberta, com vista a tornar a ciência mais eficiente, fiável e capaz de responder aos desafios societais.

Neste contexto, a plataforma é também um projeto-piloto prioritário, que visa realizar os objetivos da Nuvem Europeia para a Ciência Aberta (EOSC) e que tira partido das redes já estabelecidas entre o EMBL-EBI e as infraestruturas nacionais de dados de saúde pública.

Plano de ação EEIvsCoronavírus

Em 7 de abril de 2020, os ministros da investigação e da inovação dos 27 Estados-Membros da UE apoiaram 10 ações prioritárias do plano de ação EEIvsCoronavírus. Partindo dos objetivos gerais e dos instrumentos do Espaço Europeu da Investigação (EEI), o plano de ação abrange ações a curto prazo, baseadas numa estreita coordenação, cooperação, partilha de dados e em esforços de financiamento conjunto entre a Comissão e os Estados-Membros. O plano articula-se com os princípios fundamentais do Espaço Europeu da Investigação, de que se procurará retirar o efeito máximo para ajudar os investigadores e os Estados-Membros da UE a vencer o combate contra a pandemia de coronavírus.

Bruxelas prepara plano para área da inteligência artificial