Os dados são referentes só aos Estados Unidos mas revelam uma tendência global: as pessoas leem cada vez mais notícias no smartphone (ou tablet).
Em cada 10 norte-americanos, seis recebem o seu conteúdo noticioso através dos seus aparelhos móveis. Esta é a conclusão do estudo do Pew Research Center, que indica a primazia do pequenos aparelhos na hora de estar informado, face à televisão, jornais ou às notícias no computador.
São 58% dos adultos americanos que têm o seu telemóvel como meio privilegiado de obter notícias locais e do mundo, contra apenas 39% que recebem a informação em computador de secretária ou portátil.
Em 2013 eram só 21% que viam as notícias nos aparelhos móveis, um valor que já triplicou. Os jovens dos 18 aos 29 continuam a liderar essa corrida, com cada sete em 10 (71%) a terem o smartphone ou tablet como seu melhor companheiro noticioso.
Em Portugal, um estudo da Marktest do final de 2017 indica que 66% da população portuguesa terá smartphone este ano e os dispositivos móveis já representavam 40% do acesso à internet em geral no país (estudo de 2017).