DJI quer melhorar drones para impedir perturbações nos aeroportos

Nos últimos tempos, a aproximação excessiva de drones das áreas de segurança dos aeroportos tem causado graves perturbações em aeroportos bastante movimentados. Para impedir isso, a DJI anunciou que quer desenvolver uma nova tecnologia de geofencing para os seus drones.

Os drones da DJI já têm este tipo de tecnologia desde 2013, mas agora a fabricante explica que quer melhorar este ponto, para impedir possíveis incidentes. Em vários pontos do globo, os voos de drones são proibidos nas áreas perto dos aeroportos, já que estes aparelhos são perigosos para as operações aéreas.

A nova tecnologia de geofencing para os drones chama-se ‘bow tie’ e foi desenvolvida por uma empresa de tecnologia para a aviação, chamada Altitude Angel, refere o UberGizmo. Em linhas muito gerais, aquilo que é feito por esta tecnologia, chamada Geospatial Environment Online 2.0, é aumentar os mapas das zonas restritas para imagens tridimensionais. Desta forma, é possível que o drone “perceba” melhor restrições ligadas à altitude e que adapta a zona restrita consoante o tamanho de cada aeroporto.

Leia também | Governo avança com regulamentação para o uso de drones

A DJI refere que esta atualização de software vai ser disponibilizada em breve, no mercado europeu. Além disso, acrescenta mais 19 países à lista que ainda não tinha compatibilidade. Portugal faz parte do grupo de 13 países que teve acesso a esta funcionalidade logo no início. Nesse caso, o sistema também será atualizado.

No ano passado, a 19 e 21 de dezembro, os voos de drones no espaço aéreo do aeroporto de Gatwick, em Londres, causaram o caos, num mês especialmente atarefado. De acordo com os dados divulgados, foram cancelados ou desviados mais de mil voos, que terão afetado mais de 140 mil passageiros. Segundo estes dados, foi um dos maiores problemas no aeroporto, desde as cinzas do vulcão islandês que levaram a fortes perturbações no aeroporto de Gatwick, em 2010.

Dronestagram revela as mais belas fotografias tiradas com drones