Empresas como Google, Facebook e Uber estão na mira deste novo imposto digital. Qualquer tentativa de mascarar as transações online vai ser punida.
A taxa digital é um dos grandes destaques do orçamento do governo espanhol para 2019. A ideia passa por cobrar uma taxa de 3% a empresas com serviços de publicidade digital, intermediação online e venda de dados de utilizadores. Dentro destes serviços, a taxa vai recair sobre empresas que faturem 750 milhões de euros por ano a nível global e três milhões em Espanha.
Segundo o jornal El País, a proposta do governo espanhol prevê ainda uma multa para as empresas que tentem mascarar a localização dos seus serviços ou as transações que são feitas com os utilizadores, já que a taxa vai recair sobre os serviços prestados em Espanha.
Leia também | O que diz o OE 2019 sobre investimento em tecnologia?
O executivo espanhol prevê captar 1,2 mil milhões de euros já em 2019, um valor que segundo a publicação El Español peca por excessivo. Este imposto terá de ser pago pelas empresas a cada três meses e apesar de não haver uma lista oficial de ‘alvos’, parece claro que o objetivo é taxar a atividade de grandes tecnológicas como a Google, Facebook e Uber.
A criação da taxa digital já foi enviada para a Comissão Europeia na proposta de orçamento do estado e segundo o que lá é indicado, o objetivo é dentro de algumas semanas criar o projeto de lei que vai dar corpo à taxa.