Fabricante TSMC investe 12 mil milhões em instalação de fábrica nos EUA

TSMC
Foto: EPA/DAVID CHANG

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, mais conhecida como TMSC, anunciou que pretende instalar uma fábrica no Arizona, nos Estados Unidos, com um investimento de 12 mil milhões de dólares. 

Com várias unidades na China e tendo a Huawei ou a Apple na lista de clientes, o anúncio da TMSC é feito num novo momento de tensão entre a administração Trump e a China, com o presidente dos EUA a criticar a dependência das empresas americanas em fornecedores chineses.

De acordo com a CNBC, a TMSC anunciou que a fábrica que a empresa de componentes quer instalar no Arizona, nos Estados Unidos, poderá criar até 1600 postos de trabalho diretos. Com um investimento total anunciado de 12 mil milhões de dólares (mais de 11 mil milhões de euros), a construção pode arrancar em 2021, com planos para entrada em produção de componentes em 2024. A confirmar-se a dimensão deste projeto, a futura fábrica do Arizona poderá tornar-se no segundo maior ponto de produção da TSMC nos Estados Unidos.

Em comunicado, a TSMC indicou que a escolha da localização é justificada pela “compreensão mútua e compromisso para apoiar o governo federal dos Estados Unidos e o estado do Arizona”. A empresa acrescentou ainda que o “projeto é crítico, de importância estratégia para um ecossistema vibrante e competitivo de semicondutores nos EUA que está a levar as empresas americanas a fabricar os seus semicondutores de ponta dentro dos Estados Unidos”.

Através do Twitter, Mike Pompeo, secretário de Estado da administração Trump, reagiu ao anúncio da TSMC. “Os EUA dão as boas-vindas à intenção da TSMC de investir 12 mil milhões de dólares na fábrica mais avançada do mundo de produção de semicondutores de 5 nanómetros. Este negócio reforça a segurança nacional dos Estados Unidos numa altura em que a China tenta dominar a tecnologia de ponta e controlar indústrias críticas”.

Samsung reforça fábrica na China com investimento de 8 mil milhões