Facebook Dating. Há mais dois países a testar o futuro concorrente do Tinder

O serviço de encontros do Facebook foi anunciado há uns meses, mas ainda não saiu da fase de testes. Esta semana, o Facebook anuncia que há mais dois países que vão testar a funcionalidade: Canadá e a Tailândia.

Até aqui, o serviço estava em fase de testes apenas na Colômbia, uma informação que foi divulgada e justificada pelo Facebook em setembro. Com estes três países a fazerem os testes, o Facebook acrescentou também novas funcionalidades, para perceber se funcionam ao ponto de serem incluídas na versão final do serviço.

Leia também | Aposta do Facebook no mundo dos encontros já dá os primeiros passos

A primeira é uma funcionalidade chamada Second Look, que poderia ser traduzida para algo como segundo olhar. A ideia é que funcione como um segundo olhar para uma pessoa que já se viu no serviço de encontros – caso tenha mudado de ideias, por exemplo. A segunda funcionalidade acrescentada é a possibilidade de colocar uma pausa ao serviço.

A rede social explicou que a expansão para estes dois países está dependente da quantidade de pessoas que estejam interessadas em fazer os testes. Ou seja, só será disponibilizado o campo de Dating na aplicação e versão desktop da rede social quando for atingido um determinado números de utilizadores interessados.

Leia também | Facebook apresenta tablets inteligentes para conversas vídeo sem mãos

O Facebook Dating vai ter de dividir o mercado com bem-sucedidas aplicações de encontros, como a Bumble ou a mais conhecida Tinder. Na conferência para programadores, a F8, Mark Zuckerberg anunciou que a rede social ia disponibilizar esta ferramenta, com a justificação de que há uma grande quantidade de pessoas solteiras registadas no Facebook.

Mas a estratégia de Zuckerberg não será apenas a de que a rede social funcione como uma espécie de ‘casamenteiro’, mas também como uma forma de dar novo fôlego aos números do Facebook.

O número de utilizadores da rede social continua a diminuir, muito devido à saída dos utilizadores mais jovens. Segundo dados da analista de mercado eMarketer, em 2017, houve 2,8 milhões de utilizadores abaixo dos 25 anos a abandonar o Facebook, só nos Estados Unidos.

Na galeria de imagens acima, recorde a apresentação do Facebook Dating, na conferência F8, onde foram anunciados os primeiros pormenores sobre o serviço.