Facebook. Desafio dos 10 anos: diversão ou recolha de dados?

Facebook

É um dos temas mais populares do ano que acaba de começar nas redes sociais. O 10 Year Challenge ficou envolto em polémica por poder “servir de recolha de dados de reconhecimento facial”. Facebook já desmentiu.

Desafios que se tornam virais na internet e, mais concretamente, nas redes sociais, há muitos. O mais recente e, provavelmente o mais viral até ao momento de 2019, chama-se 10 Year Challenge, ou Desafio dos 10 anos. Em que consiste? Serve para os utilizadores mostraram como eram há 10 anos, publicando duas fotos, uma de 2009 e outra de 2019. De personalidades a utilizador comum, existem de milhões de participações no Facebook, Instagram e até no Twitter, umas de pura diversão, outras mais convencionais.

E como nasceu a polémica? Da mesma forma que se espalhou o desafio, um tweet da autora e humanista especializada em tecnologia Kate O’Neill tornou-se num artigo de opinião na Wired da própria. Tanto num como o outro, Kate deixava a porta aberta para um propósito preocupante no desafio: será o desafio do Facebook apenas um ‘meme’ inofensivo… ou não?

No artigo e no tweet, a autora pondera como é possível que toda as informação em fotografias possa estar a ser usada para treinar algoritmos de reconhecimento facial sobre a progressão de idade e o reconhecimento de pessoas, mesmo 10 anos mais tarde à publicação de certas fotos. Na Wired, Kate indica que é apenas um tese e que é plausível, mas é algo em que “devemos ter em atenção” neste tipo de partilhas virais. “Vale a pena considerar que a profundidade e amplitude dos dados pessoais que partilhamos sem reservas”, diz a autora.

Já sobre algumas reações que indicam que o Facebook já tem todas as nossas fotos de perfil e que já poderia fazer essa comparação sozinho, sem o desafio, Kate O’Neill responde que “sim, eles têm acesso às fotos”. Mas a sua reflexão vai um pouco mais longe. “Imaginem que querem treinar um algoritmo de reconhecimento facial sobre caraterísticas relacionadas com idade e a progressão dos anos refletida na cara de cada um”. Com este pressuposto, a autora indica que será sempre muito mais útil ter a certeza da distância de 10 fotos entre fotos para que o algoritmo possa analisar essa evolução de idade, até porque “as pessoas não publicam fotos por ordem cronológica e há fotos de perfil sem a cara dos utilizadores”.

Facebook nega: é “apenas diversão”

Entretanto, o Facebook já veio negar a teoria que o desafio seja uma conspiração para obter dados para reconhecimento facial e explica mesmo que se tratam de memes gerados pelos utilizadores que não tiveram qualquer envolvimento direto da rede social. Só diversão, portanto.

Pegando nesta questão da diversão, há várias participações peculiares que se tornaram, por um motivo ou outro virais (algumas não respeitam propriamente o tema de colocação de caras humanas). Aqui ficam elas:

https://www.instagram.com/p/BsqZBpmhz71/

View this post on Instagram

2009/2019 challenge

A post shared by @ amyschumer on

O miúdo gozado no Ídolos por ter orelhas grandes mudou de sexo, está agora no Goucha, e é o melhor #10yearchallenge da semana.

Publicado por MC Somsen em Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

2009 – 2019 Sporting Clube de Portugal#10yearchallenge

Publicado por Insónias em Carvão em Terça-feira, 15 de janeiro de 2019

View this post on Instagram

#10yearchallenge ♥️

A post shared by ineslopesgoncalves (@ineslopesgoncalves) on

Leia também | Usar o smartphone pode estar a fazer mal ao seu cérebro, mas há soluções