As queixas chegam de todo o mundo: Facebook, Instagram e o WhatsApp estão a atravessar problemas. Através do Down Detector, é possível perceber que os serviços estão inacessíveis em diversos mercados.
Depois de em março o grupo ter atravessado uma falha global de 14 horas, a maior dos seus 15 anos de vida, as rede sociais de Mark Zuckerberg atravessam uma nova falha este domingo.
Ao momento de escrita, o site Down Detector, onde vários utilizadores apontam falhas nos acessos a serviços, há mais de seis mil indicações de falhas com os serviços do Facebook.
O maior pico registado ronda o meio dia deste domingo. Os utilizadores apontam que não estão a conseguir aceder à página do Facebook e dificuldades na recepção e envio de mensagens através do WhatsApp.
Em março, na altura da falha técnica que durou 14 horas, o Facebook justificou as dificuldades com uma migração de servidor, esclarecendo rapidamente que não se tratava de um ataque informático.
O Twitter está a ser um dos locais onde os utilizadores dos serviços em baixo estão a dar conta dos problemas e a partilhar informações. Em março, foi também a plataforma escolhida pelo Facebook para dar alguns esclarecimentos sobre a falha técnica.
Entretanto, ao início da tarde, foi reposto o acesso aos três serviços, com as falhas a serem normalizadas, após cerca de duas horas com WhatsApp, Instagram e Facebook em baixo.
Um porta-voz do Facebook deu alguns esclarecimentos à imprensa: “Algumas pessoas tiveram dificuldades em conseguir aceder à família de aplicações. A questão já foi resolvida; pedimos desculpa por qualquer inconveniência”.
(Notícia atualizada às 14h13 do dia 14 de abril para dar conta do regresso das três aplicações; às 15h15 de 14 de abril para incluir declarações do Facebook.)