A App Annie, empresa que faz análises ao mercado das redes sociais e aplicações, revelou quem são os campeões de popularidade em diferentes mercados. O que salta à vista? O Facebook perde popularidade para produtos como o WhatsApp e há várias disparidades na Ásia.
A contabilidade foi feita através da análise às sessões mensais feitas por utilizadores em diferentes mercados. A ideia era perceber quais são as cinco aplicações sociais mais populares entre utilizadores Android, o sistema operativo com maior número de utilizadores, para reunir uma maior amostra. Matt Navarra, consultor de redes sociais e antigo diretor de redes sociais do site The Next Web, partilhou a informação da App Annie no Twitter.
The world's top messaging and communication apps in 2018
*ranked by average monthly sessions per user pic.twitter.com/9dwsAHuqwP
— Matt Navarra (@MattNavarra) January 21, 2019
Portugal não figura na lista, mas há espaço para países como Reino Unido, Alemanha ou França como representantes europeias. Em França, a app mais popular é o Snapchat, seguida pelo WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger. Tanto a Alemanha como o Reino Unido têm listas de popularidade iguais: lidera o WhatsApp, seguido pelo Snapchat, Instagram, Facebook e Messenger. A posição do Facebook é igual nestes mercados europeus: em quarto lugar, de uma lista que conta com cinco lugares.
Leia também | Irene Caño: “Já temos 6,2 milhões de utilizadores do Facebook em Portugal”
A lista completa conta com o Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. Em nenhum destes países o Facebook ocupa o primeiro lugar – o melhor que consegue é um segundo lugar, no Brasil e nos Estados Unidos (onde a app mais popular é o Snapchat). No Brasil, a popularidade do WhatsApp é indiscutível: figura no primeiro lugar da lista, onde também há espaço para o Pinterest, no quinto lugar da lista.
As diferenças entre ocidente e oriente acentuam-se quando olhamos para as aplicações. Devido aos bloqueios impostos, as apps chinesas têm pouco em comum com a lista dos outros países: em primeiro lugar, a hegemonia do WeChat, seguida pela QQ, Kwai, Tik Tok e Sina Weibo.
Leia também | Douyin. A popular e viciante app chinesa que dá dores de cabeça à Tencent
No Japão, na Coreia do Sul e Índia é visível uma mistura de aplicações. No caso japonês, a lista é encabeçada pela LINE, seguida pelo Twitter (único país onde aparece esta plataforma), Instagram, Facebook e Messenger. Na Coreia do Sul, domina a KakaoTalk, seguida pelo Instagram, Facebook, BAND e KakaoStory. Na Índia, domina o WhatsApp, seguido pelo Instagram, Facebook e Messenger.
Um dos problemas da rede de Mark Zuckerberg tem sido lidar com a fuga de utilizadores jovens para outras aplicações sociais. O desafio estará a ser enfrentado com o desenvolvimento de uma aplicação especificamente para adolescentes, a LOL.