Facebook quer depender só de energias renováveis até 2020

Facebook

O Facebook anunciou que continua a trabalhar para reduzir as emissões de gases poluentes. Além disso, vai ainda mais longe e reforça a ambição de sustentar todas as operações globais a partir de energias sustentáveis.

Em comunicado, o Facebook indica que “continua a trabalhar para ser um dos maiores compradores de energias renováveis”. A empresa de Mark Zuckerberg refere que, no último ano, assinou inclusive vários contratos ligados à área da energia solar e energia eólica, reforçando o empenho nas questões da sustentabilidade.

Um dos primeiros contratos assinados foi em 2013 e, ao longo dos anos seguintes, o Facebook começou a delinear alguns objetivos a atingir na caminhada para depender apenas de energias renováveis. Em 2015, definiram como objetivo depender em 50% de energias renováveis, até 2018. Na prática, o Facebook conseguiu atingir os 51% de energia limpa e renovável já no ano passado.

Agora, a empresa leva a promessa mais além e estabelece como objetivo a redução em 75% das emissões poluentes. Daqui a dois anos, o Facebook quer depender só de energia limpa nas sua diferentes localizações – para isso, está a investir em formas de conseguir alimentar os seus data centers a partir de energia solar e energia do vento.

Os data centers são uma fonte de consumo energético, principalmente pela energia necessária para fazer o arrefecimento da estrutura. A preocupação energética é tanta que empresas como a Microsoft, por exemplo, já testam formas alternativas de fazer o processo de arrefecimento do data center. No caso desta tecnológica, o teste passou por submergir um data center no Mar do Norte.

Também a Apple assumiu o compromisso para reduzir as emissões de gases poluentes. Na China, a empresa da maçã anunciou recentemente um fundo milionário, de 300 milhões de dólares, em parceria com outras dez empresas.

A preocupação com a sustentabilidade foi também levada a sério na construção da nova sede da Apple, em Cupertino: a estrutura é alimentada por energia solar, proveniente dos painéis solares no telhado do edifício circular.