Falhas no WhatsApp permitem que hackers alterem as suas mensagens

Esconder conversas WhatsApp

Empresa de cibersegurança alertou o WhatsApp, mas nem todos os problemas foram resolvidos.

Foram encontradas falhas de segurança no WhatsApp que permitem a hackers manipular mensagens, aumentando assim a proliferação de informação falsa por entidades que à partida seriam fontes seguras. O alerta veio da empresa de cibersegurança israelita Check Point Software Technologies, adianta a Bloomberg. A empresa identificou três potenciais formas de alterar mensagens.

“Revimos esse erro com atenção há um ano e é falso sugerir que existe uma vulnerabilidade com a segurança do WhatsApp“, disse fonte oficial do Facebook, dono da aplicação de mensagens instantâneas. “O cenário aqui descrito [referindo-se às três falhas detetadas pela empresa israelita] é o mesmo que alterar respostas num segmento de e-mail para fazer com que pareça algo que uma pessoa não escreveu. Lidar com as preocupações levantadas por essa empresa pode tornar o WhatsApp menos privado – como por exemplo o armazenamento de informações sobre a origem das mensagens”.

As falhas podem ter consequências significativas, uma vez que o WhatsApp tem cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores e é usado para fins pessoais, profissionais e políticos, alerta a Check Point Software Technologies.

A companhia chamou a atenção para os problemas no final do ano passado. Mas apenas uma das falhas identificadas foi resolvida.

A Kaspersky, empresa russa produtora de softwares de segurança para a Internet, reconhece que as falhas de segurança encontradas são “muito preocupantes”, mas isso “não significa que se deve deixar de utilizar o WhatsApp“, nota em comunicado enviado às redações.

“Os utilizadores devem ser muito cautelosos ao usar app, principalmente em conversas de grupo”, afirma Victor Chebyshev, investigador de segurança da empresa russa. “Em caso de suspeita, os utilizadores devem confirmar com o remetente a autoria das mensagens, numa conversa privada”. O especialista aconselha o os utilizadores a estarem atentos à atualizações da aplicação e que descarreguem as novas versões “o mais rápido possível”, para que estejam em segurança.