Nesta galeria pode ficar a conhecer dicas essenciais do Google Chrome | Escolher um tema: A Google mudou recentemente o aspeto do Chrome, mas se quiser levar a personalização mais além, pode sempre escolher entre os vários temas disponíveis do Chrome. Para o fazer, basta abrir as definições, pesquisar temas e partir para a loja da Google, onde são disponibilizados vários temas para personalizar o browser.
Som do separador: não há nada mais chato do que estar a navegar com vários separadores abertos e, de repente, ser perturbado por um vídeo automático aleatório. Para cortar o pio a qualquer som indesejado, basta clicar com o botão direito do rato no separador pretendido e clicar em ‘desativar som do separador’.
Atalhos: o Chrome tem uma série de atalhos muito úteis para auxiliar na navegação. ‘Ctrl+1-8’ vai permitir navegar entre os diferentes separadores abertos, pela ordem em que estão. ‘Ctrl+9’ vai levá-lo diretamente para o último separador aberto; ‘Ctrl + H’ vai abrir o histórico de navegação; ‘Ctrl + J’ abre a pasta de downloads e ‘Ctrl+K’ coloca o cursor diretamente na Omnibox. ‘Ctrl +T’ vai abrir um novo separador; já ‘Ctrl+Shift+T’ abre novamente o último separador fechado.
A Omnibox é uma parte inteligente do Chrome: se escrever na barra de endereços uma conta simples, vai receber logo o resultado, sem precisar de abrir alguma coisa. Também serve para conversões de moedas, de medidas, etc.
Fixar separadores mais usados: se tem um conjunto de separadores que não convém apagar, basta clicar com o botão direito do rato no separador e clicar em ‘fixar separador’.
Desativar pedidos de notificações:
se está farto de pedidos de notificações de diferentes sites, pode dizer ao Chrome, através das definições (vá até às definições e pesquise notificações) para depois bloquear esses pedidos.
Instalar plugins: na loja do Chrome, é possível encontrar todo um conjunto de plugins e extensões que pode adicionar ao seu navegador, para as mais diversas funções.
Utilizador gestor de tarefas do Chrome: para ver que separadores estão consumir mais memória, por exemplo, pode utilizar o gestor de tarefas do Chrome: basta usar o atalho ‘Shift+Esc’. Também pode ir até às definições do Chrome, ‘mais ferramentas’ e encontrar o gestor de tarefas.
A Google estará a ponderar acabar com aquela que, para muitos, é uma das melhores funcionalidades do Chrome: a possibilidade de bloquear anúncios.
Há várias extensões conhecidas que permitem bloquear anúncios no navegador da Google: casos como o AdBlock ou o uBlock Origin figuram entre as mais conhecidas, embora haja centenas de opções que podem ser acrescentadas ao Chrome.
A vida destas extensões poderá ter os dias contados no Chrome – e não só. O Chromium, o software aberto que serve de base a este navegador, é também utilizado noutros browsers, como o Opera ou Vivaldi. Recentemente, também a Microsoft anunciou que está a desenvolver um browser baseado em Chromium.
A ideia será a de, numa próxima versão do Chrome, alterar a forma como funciona API (a interface de programação da aplicação) que é utilizada pelas extensões. Segundo um rascunho publicado pela empresa, o Manifest V3, as extensões que bloqueiam anúncios vão ter menos capacidade para distinguir aquilo que é um anúncio e, consequentemente, bloqueá-lo.
Segundo a Google, esta decisão justifica-se com questões de rendimento, segurança e privacidade. Como já se sabe, a gigante da Internet financia-se em anúncios – se menos pessoas os conseguem ver, menores são os rendimentos gerados.