Google ultrapassa Amazon na guerra dos assistentes digitais

A Google quis usar o CES, em Las Vegas, para mostrar a sua força no mundo dos assistentes digitais. Este ano, deu também algumas atualizações sobre o número de dispositivos que já usam Google Assistant.

Não é segredo que a Google está em competição com a Amazon, para perceber quem é que consegue incluir a sua assistente de voz no maior número de dispositivos. Segundo o anúncio da Google, já há mil milhões de dispositivos com a assistente da Google implementada.

Este número inclui smartphones, as colunas Google Home e outros equipamentos, como auscultadores, por exemplo. Em comparação com os números avançados anteriormente, trata-se de um aumento considerável da presença da assistente da Google, que em maio de 2018 estava presente em 500 milhões de equipamentos.

Leia também | Os portugueses que põem as colunas da Amazon a falar connosco

Há que ter em conta que, devido à integração nos smartphones Android, que constitui uma esmagadora fatia do mercado de smartphones – e tem a vantagem de já estar pré-instalada nos equipamentos Android.

Em comparação, a Alexa da Amazon tem números mais ‘modestos’: figura em cem milhões de dispositivos. No ano passado, a Amazon já deu início a um ligeiro processo de expansão, ao integrar a sua assistente digital numa quantidade considerável de novos produtos.

Leia também |  Como seria o filme Sozinho em Casa se tivesse sido feito com a tecnologia atual

Segundo os analistas de mercado, esta “batalha” será ganha pela empresa que conseguir expandir consideravelmente o leque de linguagens disponíveis. Por enquanto, a bola está do lado da Google, também nesse campeonato: a empresa já disponibiliza 30 línguas, alcançando 80 países. Vale a pena recordar que Portugal e o português europeu ainda continuam de fora desta equação. Por seu turno, a Alexa da gigante Amazon só tem compatibilidade com cinco línguas.

 

Veja o combate de colunas inteligentes Alexa vs Google Assistant