Homem condenado por esquema de fraude de chamadas à escala global

O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos. Um homem de 54 anos foi condenado a cinco anos de prisão, por ter criado um “sofisticado esquema de chamadas fraudulentas”, que funcionaria a um nível global.

Braulio De la Cruz Vasquez, de 54 anos, recebeu a sentença, atribuída por um juíz da Flórida, por ter conseguido aceder a um considerável número de dados pessoais e números de telefone. Estes números de telefone eram depois clonados, sendo depois utilizados para chamadas internacionais, feitas através de VoIP (Voice over Internet Protocol).

Cruz Vasquez é um cidadão da República Dominicana, que estaria a residir nos Estados Unidos. Os números de telefone clonados ficariam depois com a parte mais dispendiosa: a do pagamento de contas. Só nos Estados Unidos, terão sido roubados cerca de 2158 números de telefone, entre 2011 e 2013.

Leia também | Falsas apps usavam Touch ID do iPhone para extorquir dinheiro

Este esquema seria utilizado a nível global, para pagamento de chamadas internacionais – bastante dispendiosas. Não é no estrangeiro que isto acontece: em 2017, um esquema de chamada telefónicas também afetou várias pessoas em Portugal.

Na altura, dois toques feitos a partir de números de telefone com indicativos da Polónia ou Tunísia motivaram várias reclamações feitas à DECO e à Polícia Judiciária. Quando tentavam retribuir a chamada não atendida, eram cobrados valores avultados por cada minuto de chamada.

Acha que está à prova de emails de ‘phising’? Este quiz quer colocá-lo à prova