Huawei adia lançamento global do smartphone dobrável Mate X

Huawei Mate X
Huawei Mate X

A Huawei anunciou esta sexta-feira que vai adiar por três meses o lançamento global do Mate X, o telefone dobrável apresentado este ano, em Barcelona.

Apresentado no Mobile World Congress, a Huawei anunciava uma chegada ao mercado deste smartphone durante o mês de junho. Agora, à margem de uma conferência do WSJ em Hong Kong, Vincent Pang, responsável de comunicação da tecnológica chinesa, anuncia que o lançamento global está marcado para setembro.

A notícia surge quando a Huawei está num momento de tensão com os Estados Unidos – que já teve implicações na relação com a Google, que deixará de fazer chegar aos telefones da marca as atualizações do Android.

Leia também | Google suspende negócios com a Huawei e acaba com atualizações do Android

Como resultado, a Huawei está a desenvolver um sistema operativo próprio, com o nome de Hongmeng, conforme foi indicado à Reuters. “A nossa preferência será sempre para a Google e Android, com quem trabalhamos há muitos anos. Mas se as circunstâncias assim obrigarem, planeamos o lançamento do Hongmeng dentro de seis a nove meses”, cita a Reuters.

Leia também | Alternativa da Huawei é 60% mais rápida do que o Android

Através de Vincent Pang, a Huawei terá negado que o adiamento da chegada ao mercado do dobrável Mate X esteja ligada às relações tensas com os Estados Unidos.

O Mate X foi anunciado em fevereiro com compatibilidade com o 5G, um ecrã OLED de 8 polegadas (que podia ser reduzido para 6,6 quando estava dobrado). O telefone conta ainda com três câmaras, uma com 40 MP, outra com 8 MP e ainda uma lente ultrawide com 16 MP. O preço anunciado ronda os 2300 euros.

Leia também | Fino, inovador e… dobrável. Primeiras impressões do Huawei Mate X

O Mate X foi apresentado poucos dias depois de a Samsung ter revelado o seu smartphone dobrável, o Galaxy Fold. O lançamento do Fold foi adiado em vários mercados, depois de problemas com o ecrã das unidades de teste, distribuídas pelos media para fazer críticas ao equipamento.

A Samsung recolheu as unidades e adiou o lançamento do telefone, para corrigir problemas com o visor. Apesar de ter indicado que anunciaria uma nova data de lançamento do Fold “dentro de algumas semanas”, o telefone continua sem uma data de chegada ao mercado.

 

Huawei já negoceia com portuguesa Aptoide para ser alternativa à Google