Chegou o Huawei Mate 20 Pro, fonte de energia e criatividade 3D (mas há mais)

A Huawei acaba de revelar em Londres a sua série Mate 20, onde está o Mate 20 Pro com três câmaras, o “melhor processador de sempre” e um sistema de carregamento por indução que dá energia a outros. Há ainda o gigante Mate X com 7,2 polegadas, um novo smartwatch, entre muitas outras coisas.

Foi com a habitual pompa e circunstância que a Huawei apresentou no centro de congressos ExCel, em Londres, a série de smartphones Mate 20, onde a estrela é o Mate 20 Pro. O evento até começou com um pequeno concerto de um artista dinamarquês. Pouco depois foi Richard Yu, o CEO da Huawei, a entrar em palco para mostrar o novo phablet (ou smartphone de maiores dimensões) da marca, que tem subido a olhos vistos nas vendas a nível mundial e é já o segundo fabricante que mais unidades vende – superou a Apple está recheado de novidades cativantes. Os preços do Mate 20 Pro começam nos 1049 euros e a Portugal só chega no final do mês (vendas começam já amanhã).

A Insider marcou presença no evento londrino desta tarde de terça-feira onde a Huawei anunciou o tal carregamento por indução que funciona em sentido contrário, com o Mate 20 Pro a poder carregar outros aparelhos, acessórios, incluindo um iPhone Xs – fizeram essa brincadeira na apresentação.

A Huawei mantém a aposta no chamado entalhe no topo do telemóvel, ou notch, e aumentou a ocupação do ecrã no seu dispositivo com um ecrã infinito OLED de 6,39 polegadas. Já o Mate 20 tem um notch mais pequeno e ecrã maior, com 6,53 polegadas.

Depois do P20 Pro, o Mate 20 Pro também tem três sensores ou câmaras, com uma delas a permitir um zoom ótico de 3x. Richard Yu também revelou que os três sensores do Mate 20 incluem agora um sensor de ângulo mais amplo, wide, ao estilo câmaras de ação que inclui 40 MP. E tudo fica junto na nova linguagem de design da marca, os 4 pontos (inspirado nas luzes dos Porsches) a que a marca dá o nome de Matrix, que mais não é do que um quadrado que reúne as câmaras todas ao centro (onde também está o flash LED) na parte de trás do smartphone. Os sensores estão mais largos do que nunca e 125% mais sensíveis que a concorrência em zonas com pouca luz (a Huawei compara quase sempre com o iPhone Xs Max).

A traseira tem outra característica interessante, além de ser arredonda, tem um vidro com uma textura pouco habitual nos smartphones mais recentes e que a marca diz ser mais resistente do que o habitual e menos escorregadia e afoita a ‘dedadas’. O ecrã na mão parece mais pequeno por ser mais estreito do que um iPhone Xs Max, garantiu a marca.

Huawei apresenta série Mate 20 em Londres

Publicado por Insider.dn em Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Mas é no processador que está outra das virtudes do novo smartphone da marca chinesa. O Mate 20 Pro estreia o HiSilicon Kirin 980 (com 7 nm), algo que a Huawei diz ser “o melhor processador de sempre num smartphone” e que só tem comparação com o novo A12 Bionic apresentado em setembro pela Apple – a Huawei diz que também consegue superar o processador do novo iPhone. O Kirin 980 é feito pela própria marca chinesa e tem 6,9 mil milhões de transistores numa área de 1 cm2, indica a marca.

E o que é isso significa? Um ‘cérebro’ com duas redes neuronais, o que permite uma maior capacidade de processamento reforçada, especialmente a nível de inteligência artificial (IA). O IA no novo smartphone não serve só para tirar fotografias (analisa 4500 imagens por segundo e reconhece o que está à nossa frente colocando o filtro apropriado), mas tem outros usos inclusive na eficiência da bateria. A performance melhorou em 20% e os gastos de energia estão mais eficientes em 40% em relação ao anterior processador da marca. A nível global a Huawei garante que consegue uma eficiência de energia de até 58%.

Percentagens à parte, o novo processador promete fazer quase tudo melhor e mais rápido, reconhecimento facial, reconhecimento de objetos, deteção de movimento em objetos, segmentação de imagens (120% mais rápido) e tradução inteligente.

Leitura de objetos em 3D e utilização da realidade aumentada.

A Huawei tem nova funcionalidade que permite dar vida a objetos. Basta fazer uma leitura 3D a um objeto como um peluche de um panda (é preciso rodar o peluche para fazer a leitura completa). Depois, de acordo com o mostrado na apresentação, ficamos com o objeto 3D no telemóvel e constrói-se o modelo 3D. Assim podemos colocá-lo em ação num ambiente de realidade aumentada. Podemos colocá-lo no meio de nós. Pode-se pedir que o objeto faça ações como correr, saltar, ballet, kung fu. Também se podem tirar fotos ao lado do objeto ou gravar vídeos, numa utilização peculiar da realidade aumentada.

Loading the player...

(Vídeo com um exemplo do leitor 3D Live em funcionamento. Depois de captar o objeto em 3D, permite movimento-lo e pô-lo a fazer movimentos, bem como colocá-lo sobre realidade aumentada)

Bateria reforçada e carregamento ultra-rápido

A bateria de 4200 mAh de capacidade tem mais autonomia em 38% do que o iPhone Xs Max, indicou na apresentação Richard Yu. Também em destaque está o carregamento ultra rápido anunciado, que “permite carregar em meia hora 70% da bateria, o que é 440% mais rápido que o iPhone Xs Max”, diz a Huawei. A marca inclui ainda no Mate 20 Pro carregamento rápido sem fios, wireless (15W), que é mais rápido do que o habitual com outros rivais, garantiu a marca.

O novo topo de gama vem com o novo Android 9 Pie (esteve presente o vice presidente de marketing da Google, Bob Borchers). Usa mais informação biométrica no reconhecimento facial e o Mate 20 Pro é o primeiro a ter essa novidade em Android. Depois vem com a adaptação da marca, o EMUI na sua versão 9.

Mais uma coisa gigante… Mate 20 X, rei dos jogos?

E para terminar a Huawei apresentou o novo Mate 20 X, com ecrã de 7,2 polegadas, um phablet gigante que a marca indica potenciar a produtividade, a experiência com jogos e a visualização de vídeos. E permite utilizar um estilete ou caneta digital, a M-Pen, que a marca vai comercializar (não sabemos de incluída ou não). A bateria tem 5000 mAh com autonomia muito elevada. Promete 23 horas de uso de vídeo, mais 9h do que o iPHone Xs Max, diz a Huawei, que garante que tem o melhor sistema para evitar sobreaquecimento no smartphone e as melhores colunas. Tudo a pensar nos jogos mobile. Daí que lancem também um adaptador para jogos ao estilo Nintendo Switch, com um ecrã maior e o dobro da autonomia de jogo do que o agora rival. Vem em duas cores.

Smartwatch para duas semanas sem carga

O final também trouxe o novo smartwatch Watch RS, que é mais fino do que os rivais (diz a Huawei, com 11,2 mm de espessura e promete um total de 14 dias de uso normal e 22 horas em modo GPS. Contra perto de um dia do Apple Watch. Também inclui novo processador mais rápido e leitura de batimentos cardíacos e um sistema novo chamado TruSleep para ajudar o utilizador a dormir.

Quanto a preços, no evento europeu foram indicados os seguintes:

  • Mate 20: desde 799 euros e à venda a nível europeu já esta semana (não há informação para Portugal).
  • Mate 20 Pro: desde 1049 euros, com 6GB de RAM e 128 GB inclusive em Portugal (só chega no final do mês)
  • Mate X: desde 899 euros, a partir de 26 de outubro e nível europeu (ainda não temos dados sobre Portugal).
  • Watch GT, desde 199 euros (versão clássica custa 249 euros) – em Portugal só há um preço, provavelmente para a versão clássica, que custa 299 euros.

A Huawei Portugal indica que no nosso país o Mate 20 Pro só chega no final deste mês, mas a campanha de pré-venda começa amanhã e inclui a oferta do novo smartwatch Watch GT da Huawei.

Outras novidades apresentadas:

  • Calculador 3D de calorias, onde basta mostrar à câmara o que vamos comer e ele tenta fazer previsão de calorias.
  • O seu novo processador vem preparado para IA e permite agora editar vídeos de forma automática mais rápida ou ter fotos diferentes do habitual, dando cor a uma parte da foto, por exemplo.
  • Sensor de impressão digital no ecrã. Incluído no próprio ecrã vem o sensor de impressões digitais (algo que se espera que o novo OnePlus 6T, apresentado a 30 de outubro também possa ter). Uma novidade útil que permite à Huawei eliminar o botão de impressões digitais que existia no P20 Pro.
  • Colunas dual. Tem novo sistema de som que usa duas saídas na parte debaixo do aparelho e o próprio espaço do cabo USB C como coluna.
  • Novo cartão de memória nano, o cartão NM, que a Huawei diz ser mais pequeno do que o mais pequeno dos cartões SD. Pode-se inserir um cartão SIM ou o novo cartão de memória no espaço.
  • Porsche Design. Foi apresentada a versão Mate20 RS, uma cooperação com a equipa de design da marca de automóveis alemã que se volta a repetir e que torna o Mate 20 Pro num modelo ainda mais premium com materiais nobres misturando vidro com pele na traseira. Um contraste mais desportivo, portanto. Começa nos 1695 euros.

Depois de boatos sobre uns earphones sem fios e com caixa ao estilo AirPods da Apple poderem ser lançados, ainda não foi desta que a Huawei os apresentou.

O Mate 20 Pro continua a colocar a Huawei num lugar de destaque como uma das marcas que melhores smartphones tem e o futuro parece promissor para a marca chinesa.