Huawei lança nova edição do P30 Pro (com serviços Google incluídos)

Huawei P30 Pro
Huawei P30 Pro New Edition

Empresa chinesa lança modelo atualizado do seu P30, chamado P30 Pro New Edition, que mantém serviços da Google e consegue contornar bloqueio dos EUA.

A Huawei continua a lançar novos modelos como o P40 Pro e, no início de julho, chega o novo P40 Pro+ – que inclui cinco câmaras, zoom ótico de 10x e digital de 100x – sem serviços Google em Portugal. Devido ao bloqueio dos EUA à empresa chinesa, os novos modelos não podem usar as apps Google e a própria loja de aplicações habitual no sistema Android. A Huawei tem estado a expandir a sua própria loja de apps (e os chamados Huawei Mobile Services, HMS) e a incluir outras lojas de apps para tentar que a experiência em Android seja cada vez menos diferente daquela dos aparelhos com serviços Google.

No entanto, a marca chinesa continua a deixar a porta aberta aos clientes que fazem questão de ter à partida o tal ecossistema da Google e, para isso, renova modelos anteriores a maio de 2019 e lança novas edições, como é o caso deste novo Huawei P30 Pro New Edition.

Em comunicado a empresa explica que o novo smartphone conta com algumas melhorias face à versão do P30 Pro lançada em 2019: uma memória RAM de 8 GB, um armazenamento de 256 GB, o novo EMUI e uma nova cor, o cinzento.

O design mantém-se, bem como o sistema de 4 câmaras Leica, o ecrã OLED Dewdrop curvo com o sensor de impressão digital, Android 10 e os tais Google Mobile Services. A edição em cinzento tem também um novo acabamento, “para garantir uma aparência limpa e clara sob qualquer reflexo da luz”.

A nível de fotografia mantém-se a lente SuperZoom (5x zoom ótico), uma lente SuperSpectrum de 40MP e uma lente ultra grande angular de 20MP, além de uma lente Huawei TOF.

A nova versão do Huawei P30 Pro New Edition custa 799 euros e chega a Portugal com uma campanha de lançamento, com oferta de auriculares sem fios Huawei Freebuds 3i, 6 meses de subscrições de Huawei Música (o serviço de streaming rival do Spotify) para novos subscritores e 50GB de armazenamento na Cloud durante 3 meses.

Líder da Huawei: “Vamos sofrer durante um a dois anos se perdermos o Android”