IBM elimina postos de trabalho nos Estados Unidos

(Jon Simon/Feature Photo Service for IBM)

A gigante IBM é outra das empresas da área da tecnologia que está a fazer despedimentos num contexto de crise causada pela pandemia de covid-19. A Bloomberg avança esta sexta-feira que a empresa eliminou vários postos de trabalho nos Estados Unidos, em pelo menos cinco localizações.

Através de Ed Barbini, porta-voz da empresa, a IBM avançou à Bloomberg um comunicado oficial, mas onde não é especificado concretamente qual o número de trabalhadores que podem ser afetados por este despedimento. “A IBM trabalha num mercado altamente competitivo que requer flexibilidade para adicionar constantemente competências de alto valor à nossa força de trabalho. Ao mesmo tempo em que estamos a considerar a situação atual, as decisões em relação à força de trabalho da IBM são do interesse e saúde do nosso negócio”.

“Reconhecer a situação única e difícil que esta situação poderá criar para alguns dos nossos empregados, a IBM está a oferecer cobertura médica subsidiada a todos os trabalhadores afetados até junho de 2021”.

A publicação indica ainda que este corte nos postos de trabalho poderá chegar aos “milhares”, conforme avançam alguns dos trabalhadores despedidos. Os despedimentos estarão a acontecer em localizações como a Pensilvânia, Califórnia, Missouri, Carolina do Norte e Nova Iorque.

A IBM não é a única tecnológica a fazer despedimentos. Esta semana, a Uber anunciou que vai despedir mais três mil pessoas e encerrar 45 dos seus escritórios; no início do mês, a plataforma de mobilidade já tinha anunciado que pretendia despedir 3700 pessoas. Também a Airbnb ou a GoPro já anunciaram cortes no número de trabalhadores.

Pode um robô espacial ser o novo melhor amigo dos avós? A IBM diz que sim