Investigadores alertam para vulnerabilidades nas redes móveis 4G e até 5G

Um grupo de investigadores ligados à área da segurança descobriu vulnerabilidades nas ligações 4G – que se podem estender também à próxima grande tendência: o 5G. Segundo estes investigadores, estas vulnerabilidades na redes poderão dar acesso a chamadas e até localização dos dispositivos.

A notícia é avançada pelo site norte-americano TechCrunch, que cita um artigo de investigação feito por um grupo de académicos dedicados à área da segurança. Nessa investigação, fica patente que as vulnerabilidades poderão afetar tanto as redes 4G como as próximas redes 5G.

“Qualquer pessoa com algum conhecimento dos protocolos de redes móveis poderá realizar ataques”, explica um dos investigadores, Syed Rafiul Hussain, ao TechCrunch.

Um dos possíveis ataques que é mencionado neste trabalho é o Torpedo, que explora uma vulnerabilidade ligada às notificações feitas pelos operadores, sempre que o utilizador recebe uma mensagem ou chamada. Assim, os investigadores apontam que isto poderá ser uma porta aberta para dar aos atacantes acesso à localização dos dispositivos.

Outra chamada de atenção feita por esta investigação está ligada aos alertas de emergência. De acordo com este grupo de investigadores, será possível que os hackers possam enviar mensagens fraudulentas para smartphones e outros dispositivos, fazendo-se passar por mensagens legítimas.

Os investigadores explicam também que já comunicaram esta vulnerabilidade à GSMA, a organização que junta várias entidades ligadas ao mundo da comunicação móvel. É justamente esta entidade que organiza a conferência Mobile World Congress, um dos maiores eventos anuais dedicados ao mercado mobile.

MWC mostra ecrãs dobráveis, 5G, hologramas e tendências para mundo ver