Japão prestes a atingir objetivos para medalhas olímpicas feitas de gadgets reciclados

telefones, Tóquio 2020, programa e-waste
Reuters/Toru Hanai

O comité de organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 tem um plano para tornar as medalhas em objetos mais sustentáveis: reutilizar gadgets, como smartphones ou computadores. Com o prazo final a aproximar-se, Tóquio anuncia que está prestes a atingir o objetivo de recolha. 

Os Jogos Olímpicos de 2020 realizam-se em Tóquio, no Japão. A ideia do comité é a de recorrer a e-waste, os chamados desperdícios eletrónicos, para aproveitar alguns materiais para compor as medalhas que vão reconhecer os melhores atletas em diferentes modalidades. Este projeto arrancou em 2017.

Em jeito de balanço, o comité refere que tem “sentido altos níveis de apoio por parte do público e das empresas em todo o Japão, assim como de atletas nacionais e internacionais”. O resultado? Já foram recolhidas mais de 47 mil toneladas de desperdícios eletrónicos, avaliadas em cerca de três milhões de dólares.

Habitualmente, os dispositivos eletrónicos têm metais como ouro ou prata, principalmente nos componentes. Com o número de gadgets a aumentar por pessoa, há quem olhe agora para as pilhas deste e-waste como verdadeiras minas de ouro – mesmo que sejam necessários cuidados especiais para retirar os metais.

As milhares de toneladas já recolhidas incluem cinco milhões de telemóveis usados, doados por vários japoneses em lojas do operador de telecomunicações NTT Docomo. Também foram colocados postos de recolha nos correios japoneses e edifícios públicos para ajudar nesta contribuição.

A ambição do comité olímpico era a de conseguir recolher 2700 quilos de bronze, número que conseguiram cumprir em junho do ano passado. Já em relação à prata e ouro, a ambição é a de recolher 30 quilos de ouro e 4100 quilos de prata para dar corpo às novas medalhas. Em comunicado, a organização japonesa refere que já tem 93,7% dos 30 quilos de ouro. Em relação aos objetivos de prata, já foram recolhidos 85,4 % das ambições de prata.

O prazo final para a recolha destes metais termina a 31 de março. O comité olímpico refere que, neste momento, está a trabalhar no processo de extração dos metais a partir dos gadgets usados. No verão, será tempo de revelar o design das medalhas de Tóquio 2020.

Estudante portuguesa cria impressões 3D em cortiça