JNation cresceu e promete receber mais estrelas da programação em Coimbra

JNation 2018

Ao segundo ano de vida, a conferência JNation cresceu: há espaço para receber mais participantes, oradores e até uma nova linguagem de programação. Se em 2018 quis dedicar-se ao Java, este ano há também espaço para o JavaScript.

A 4 de junho, o Convento de São Francisco, em Coimbra, recebe a segunda edição da conferência JNation, que quer discutir as mais populares linguagens de programação de software. No primeiro ano, a conferência com ADN português juntou 450 pessoas em Coimbra. Para a segunda edição, são esperados 750 participantes, aponta a organização, que 

À semelhança da primeira edição, a organização da JNation também já tem garantida casa cheia. Os bilhetes para a edição deste ano esgotaram na semana passada, para um evento que quer abordar as maiores novidades técnicas das duas linguagens de programação. Mas essa não é a única finalidade do evento. “Acreditamos que temos um papel fundamental na aproximação de profissionais que criam as ferramentas com que trabalhamos todos os dias à comunidade de programadores em Portugal”, explica Roberto Cortez, uma das mentes envolvidas na criação da conferência.

“A JNation é a primeira conferência a trazer estrelas da programação a Portugal para nos falarem das maiores novidades técnicas do mundo da programação em Java e JavaScript”, aponta, justificando o crescimento da conferência com a “muita procura quer por parte dos programadores como por parte de algumas das maiores tecnológicas do mundo”, explica o responsável.

Leia também | Programadores ganham cada vez mais em Portugal – e salários vão continuar a aumentar

A organização da conferência que vai juntar as comunidades de programadores de Java e JavaScript está a cargo da Coimbra JUG, comunidade de programadores de java, e a undefined.js, comunidade de programadores de JavaScript. Na lista de organizadores conta-se ainda a alphaCoimbra, associação que tem como missão sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade de Coimbra. 

“Com uma comunidade cada vez maior e que está a dar resposta aos desafios das maiores tecnológicas do mundo, é cada vez mais urgente criar espaços onde os profissionais em Portugal possam contactar com programadores que desenvolvem as tecnologias que utilizamos todos os dias, é isso que queremos fazer na JNation

Na edição deste ano, Roberto Cortez destaca uma conferência “com mais oradores, com mais participantes, mais temas e por fim, aberta a mais uma comunidade”. “Comparativamente ao ano passado, temos o dobro das salas (passámos de 2 para 4) e mais do dobro dos oradores (passámos de 15 para 36)”. 

No alinhamento, Roberto Cortez destaca nomes como Venkat Subramaniam, professor na Universidade de Houston e autor premiado de livros de referência para qualquer programador (tais como “Practices of an Agile Developer” ou “Rediscovering JavaScript”), para o keynote de abertura. 

Leia também | As 10 profissões tecnológicas que pagam os melhores salários

Também Marcus Biel, evangelista do Clean Code, passará pela JNation, “para fazer uma sessão  de refactoring (limpeza de código) ao vivo”. “Dos oradores de JavaScript, destaca-se a confirmação de Natalia Tepluhina, Senior Frontend Engineer do GitLab, que é também CTO da VueVixens, uma organização que promove o ensino da programação (linguagem Vue.js) entre mulheres. Outra confirmação recente a destacar é a de Simon Ritter, Deputy CTO at Azul Systems”, indica Roberto Cortez. A lista completa, que conta com oradores de empresas como a IBM, RedHat ou Oracle, pode ser consultada no site do evento. 

Num ano de crescimento, a organização explica que a JNation ainda tem margem para expansão. Enquanto houver uma comunidade que cresça e se movimente com entusiasmo por aprender mais e saber mais, teremos sempre vontade de fazer um evento com mais qualidade e para mais pessoas”, conclui Roberto Cortez.

Uma oportunidade para recrutamento

Além das palestras e momentos para partilha de conhecimento entre as diferentes comunidades de programadores, ainda há espaço na JNation para aproximar tecnológicas a eventuais candidatos. Roberto Cortez refere inclusive que a segunda edição teve uma maior procura por parte das empresas, no sentido de marcar presença no evento. “No ano passado tivemos 8 stands, e este ano aumentamos para o dobro, vamos ter 16”, refere.

“As tecnológicas acabam por usar o facto de estarem presentes no evento com o seu stand, para promover a sua marca e atrair profissionais para as suas ofertas”, indica Roberto Cortez, apesar de reconhecer que “não existe nenhuma iniciativa específica para o efeito [processos de recrutamento]”. “Acreditamos, no entanto, que a conferência acaba por ser um veículo importante para colocar em contactos os profissionais e as organizações”, reconhece o responsável da JNation.

 

Programadores: a carreira do futuro, com alta empregabilidade