Juiz impõe compensação de 145 milhões à Apple por violação de patentes

Apple IA
REUTERS/David Gray TPX

Um juiz no estado da Califórnia impôs uma compensação de 145 milhões de dólares à Apple, por violação de patentes. Segundo a decisão, a tecnológica terá de pagar este valor à empresa WiLan Inc.

Não é a primeira vez que é pedida à Apple uma compensação milionária em tribunal. Agora, um juiz federal decidiu que a empresa terá de pagar 145 milhões de dólares (cerca de 124 milhões de euros) à WiLan Inc. A Apple terá infringido duas patentes da WiLan, ligadas a comunicação wireless, que foram utilizadas no iPhone.

Segundo a Reuters, a Apple vai recorrer desta decisão, rejeitando as acusações de que violou patentes da empresa canadiana. Em outubro de 2013, estas organizações já se tinham encontrado em tribunal: na altura, um juiz decidiu a favor da Apple, noutro processo de acusação, onde a WiLan tinha pedido cerca de 248 milhões de dólares em compensações.

Este ano, a Apple também já foi a tribunal, depois de uma disputa de patentes com a Samsung, que decorria desde 2011. As duas rivais chegaram a acordo em junho, embora não tenham revelados quais os pormenores envolvidos nessa ‘trégua’.