A Google é conhecida por aderir ao Dia das Mentiras. Nas suas partidas anteriores, já foram alvo o Google Maps, bem como criados serviços para animais e afins. Esta segunda-feira há novos serviços para celebrar o dia, que também marca a estreia do Gmail (em 2004).
A primeira partida do Dia das Mentiras da Google foi em 2000. Na altura, a empresa que foi criada em 1998 como motor de busca, pediu aos utilizadores para projetarem uma imagem mental sobre o que queriam pesquisar e, depois, um GIF dava mensagens de erro divertidas. Desde essa altura, a Google já lançou a 1 de abril dezenas de brincadeiras a propósito do tema (pode ver a lista de todas as partidas aqui).
Houve alturas em que foi obrigada em pedir desculpa, por haver demasiadas pessoas a achar que determinados serviços novos eram verdadeiros – do Google Romance, a pesquisa por parceiros amorosos, até ao Google Gulp, a bebida energética da Google.
Um serviço que não foi mentira, o Gmail, foi lançado a 1 de abril de 2004, e cumpre em 2019 os seus 15 anos. O serviço gratuito de email tinha inicialmente 1GB de espaço livre – uma valor inédito na altura – e foi necessário à Google indicar que “estava a falar muito a sério sobre o Gmail”, já que houve quem achasse que era apenas mais uma mentira do 1 de abril.
Entretanto, esta segunda-feira, a empresa fez quatro anúncios para marcar o Dia 1 de Abril. Aqui ficam algumas das revelações:
Serpente no Google Maps
O primeiro anúncio da Google é, na verdade, o único legítimo da lista, já que a empresa está a permitir que os utilizadores do Google Maps usem o famoso jogo Serpente no serviço. Para começar, basta ir à opções do Google Maps e selecionar Jogar Serpente. Depois pode-se selecionar como estrutura do jogo vários locais, do Cairo, a Londres, passando por São Francisco, São Paulo, Sydney e Tóquio.
A Google diz que o jogo estará disponível no aplicativo para Android e iOS durante uma semana. Se ainda não tem disponível o jogo (pode demorar em alguns utilizadores), pode visitar o site Google Maps Snake.
Leia também | Netflix a três euros mensais? Sim, é possível e está a ser testado
Um limpador de ecrã na app Ficheiros
A app Ficheiros foi, durante muito tempo, o gestor de ficheiros preferido dos utilizadores de dispositivos Android, acrescentando algumas funcionalidades à função básica. Agora, a ‘nova ferramenta’ é um ecrã mais limpo. A Google indica que o gestor consegue limpar fisicamente o ecrã, ao usar, “pulsações com micromovimentos”. A Google diz ainda que a app consegue criar um campo magnético fino, que tem um cheio a doce. Uma partida da Google, naturalmente, mas não é inédito que exista alguém a acreditar.
Google Tulip
A pensar em quem gosta muito de flores, a empresa anuncia o Google Tulip, a penar no seu assistente pessoal. “Graças a grandes avanços em inteligência artificial, o Google Home agora é capaz de perceber tulipas, permitindo a tradução entre Tulipish e dezenas de idiomas humanos”, indica a empresa num post do seu blog. A empresa explica que as tulipas podem agora dizer aos humanos quando precisam de mais luz, espaço e água. Além disso, as flores são supostamente grandes ouvintes e dão excelentes conselhos. Para o ativar basta dizer “Hey Google, talk with my tulip”.
Colher que dobra no Gboard
A uma das partidas mais estranhas da lista e vem da Google Japão. A empresa alega que os utilizadores podem dobrar uma colher especial e inteligente, que consegue digitar caracteres japoneses no serviço Gboard. A colher é, alegadamente, equipada com micro-USB e Bluetooth 4.1, e foi dobrada 2.019.401 vezes com sucesso.
Nubia Alpha, conheça o smartphone wearable da marca que teve CR7 como embaixador